Resumo

Título do Artigo

O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE, ALINHAMENTO COM OS ODS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS INFLUENCIAM NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS?
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Palavras Chave

Alinhamento com os ODS
Valor de mercado
Desempenho ambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Leticia Matiolli Grejo
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana - Apucarana
2 - Rogério João Lunkes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - FABRICIA SILVA DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - ccn

Reumo

As empresas têm um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável, ao contribuir com suas estratégias, operações e adoção de práticas sustentáveis (GRI, 2023). Quando a empresa demonstra ter o olhar e cuidado com a sustentabilidade, políticas e estratégias são pensadas com o intuito de alinhar os objetivos da empresa com a Agenda 2030 para contribuir com os ODS (Nishitani et al., 2021), com práticas sustentáveis implementadas, o que melhora a imagem da empresa, bem como a sua reputação e vantagem competitiva (Ammer et al., 2020) e valor de mercado (Orazalin et al., 2023).
O conhecimento do efeito de itens internos para o valor de mercado não é compreendida e pode atrair investidores que buscam por negócios sustentáveis. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência que o compromisso com a sustentabilidade, o alinhamento com os ODS e as práticas sustentáveis exercem no valor de mercado, considerando os possíveis efeitos moderadores do desempenho ambiental.
Ao ter o senso para cumprir as demandas para redução dos impactos de suas atividades, práticas são implementadas a fim de contribuir com a sustentabilidade e resultados são alcançados e divulgados (Yadav et al., 2017). Priorizar os interesses ambientais colabora para que a empresa alcance melhor desempenho ambiental (Luo & Qu, 2023). Bem como as ações e as políticas ambientais que as empresas adotam para promover a sustentabilidade afeta o desempenho financeiro da mesma (Makhdoom et al., 2023).
Para atingir os objetivos foram coletados dados do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 de 121 empresas, do ano de 2022/2023. As hipóteses de pesquisa foram testadas com utilização da modelagem de equações estruturais, com aplicação do PLS/SEM.
Os resultados indicam suporte apenas para a hipótese 4c, mostrando que os efeitos da utilização de práticas sustentáveis no valor de mercado são intensificados pelo desempenho ambiental (β: 0,220, p<0,05). Os resultados para as hipóteses 4a (β: 0,065, p=0,293) e 4b (β: 0,044, p=0,478) se mostraram com efeitos positivos para o valor de mercado, porém não significativos, ou seja, o desempenho ambiental não modera a relação entre compromisso com a sustentabilidade e valor de mercado e nem a relação entre o alinhamento com os ODS e o valor de mercado.
O desempenho ambiental atua como moderador entre as práticas ambientais e o valor de mercado, podendo entender que tal variável facilita com que as partes interessadas entendam as ações e as mudanças em prol do meio ambiente que são propostas por parte das empresas e isso gera consequências para seu valor de mercado. Isso porque o desempenho ambiental é refletido nos relatórios de sustentabilidade (Aureli et al., 2020) e podem ser visualizados e confrontados em plataformas especializadas que pontuam as ações ambientais, sociais e de governança das empresas (Wang et al., 2023).
Ammer, M. A., Aliedan, M. M. & Alyahya, M. A. (2020). Do Corporate Environmental Sustainability Practices Influence Firm Value? The Role of Independent Directors: Evidence from Saudi Arabia. Sustainability, 12(22), 9768. Nishitani, K., Nguyen, T. B. H., Trinh, T. Q., Wu, Q. & Kokubu, K. (2021). Are corporate environmental activities to meet sustainable development goals (SDGs) simply greenwashing? An empirical study of environmental management control systems in Vietnamese companies from the stakeholder management perspective. Journal of Environmental Management, 296.