Resumo

Título do Artigo

FATORES MOTIVADORES DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: um estudo no contexto do estado de Mato Grosso
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Intenção Empreendedora
Motivações do empreendedor social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - YASMIN MARTINS MORAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
2 - Yasmim Priscila Silva Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá

Reumo

Diante do contexto global multifacetado e com problemas de ordem socioeconômica e ambiental complexos, surgem alternativas para modificar tal realidade. Consoante a isso, o empreendedorismo social consiste em ações que possuem objetivo social e buscam criar valor em prol grupos ou comunidades.
Para Sharir e Lerner (2006), os motivos e propósitos dos empreendedores sociais influenciam o sucesso de seus engajamentos, nos quais podem se relacionar de maneira direta ou até mesmo indiretamente à resolução de problemas da sociedade. Nesse contexto, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais são os fatores motivadores para o empreendedorismo social? Ademais, a pesquisa objetiva identificar fatores da intenção empreendedora no âmbito do empreendedorismo social, a partir de estudo com empreendedores (sociais) de Mato Grosso.
Popularizado na década de 90, o empreendedorismo social surgiu através das áreas de economia e gestão nos EUA. No qual se caracteriza de maneira inovadora em produtos/serviços, agregando na mudança de uma realidade social de um grupo ou indivíduo (ROSOLEN; TISCOSKI; COMINI, 2014). E, tomando como ponto de partida as intenções de Empreendedor Social, estas refletem nos fatores motivacionais que impactam no e atuam como um parâmetro para entender os esforços de alguém para iniciar/continuar um empreendimento de criação de valor social (AJZEN, 1991).
Optou-se por dois procedimentos de pesquisa: descritiva e explicativa para que seja passível de compreensão do empreendedorismo social enquanto fenômeno, tendo a descrição do perfil dos empreendedores como elemento fundamental para a explicação de suas motivações. Os casos múltiplos foram selecionados a partir de critérios, dentre os quais era ser empreendedor social e atuar em Cuiabá ou Várzea Grande: Vô Contigo (empresa de mobilidade para idosos), Natusnutri (empresa de massas) e Cumbaru (empresa de recuperaçaõ de pastagens degradadas e implantação de sistemas agrossilvipastoris).
Os achados da presente pesquisa estão em consonância com a abordagem de Rosolen, Tiscoski e Comini (2014) por abordarem o empreendedorismo social sob a ótica da qualidade e não da quantidade. O estudo corrobora com as autoras ao evidenciar que o ES gera valor para a sociedade, considerando, também, ambientes fragmentados. Em suma, os dados encontrados atestam os pressupostos de Vasconcelos et al., (2022), os quais caracterizam-se as três organizações como empreendedoras sociais, ao mesmo que identificam melhor sobre as suas motivações.
De acordo com os resultados apresentados no decorrer da pesquisa, o ES evidenciou-se como uma alternativa viável para a solução de problemas sociais e ambientais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Concomitante a isso, as Motivações do Empreendedorismo Social são variadas que, além de mudarem perante o contexto em que se inserem, podem inferir na busca por realização pessoal e contribuição social, ou na preservação do meio ambiente e redução de desigualdades sociais.
ROSOLEN, T.; TISCOSKI, G. P.; COMINI, G. M. Empreendedorismo social e negócios sociais: Um estudo bibliométrico da produção nacional e internacional. Revista Interdisciplinar de gestão social, v. 3, n. 1, 2014. SHARIR, M.; LERNER, M. Gauging the success of social ventures initiated by individual social entrepreneurs. Journal of world business, v. 41, n. 1, p. 6-20, 2006. VASCONCELOS, T. B.; OLIVEIRA MOTTA, V. M.; CORREIA, S. E. N. Elementos de mensuração de empreendedorismo social em nível individual: a proposição de um framework, 2022.