Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DE GIDDENS PARA PESQUISAS EM CONTABILIDADE GERENCIAL NO BRASIL: LACUNAS DO CONHECIMENTO E POSSIBILIDADES FUTURAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Teoria da Estruturação
Contabilidade Gerencial
Giddens

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários internos

Autores

Nome
1 - Carolina Moreira Otsuru
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Renato Monteiro da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis - São Paulo/SP

Reumo

A Teoria da Estruturação pode contribuir no entendimento de diversos fenômenos e eventos contábeis que não são explicados pelas abordagens predominantemente utilizadas no campo de pesquisa em Contabilidade Gerencial.
Dessa forma, o presente ensaio se propõe a realizar um debate acerca do emprego da Teoria da Estruturação para a realização de estudos na área de Contabilidade Gerencial e, a partir dessa discussão inicial, apresentar lacunas do conhecimento existentes na utilização dessa perspectiva e também possibilidades de pesquisas futuras, de forma a incentivar a sua utilização nos estudos no Brasil.
Estudos apontam que no Brasil as pesquisas dentro desta área contábil ainda têm muito o que explorar, não apenas no nível das organizações, mas principalmente considerando os indivíduos que participam dessas empresas e são ou podem influenciá-las com suas práticas e conhecimento. Estudos estudos sob a perspectiva de Giddens podem contribuir para o enriquecimento das pesquisas brasileiras ao procurar entender a relação agência, estrutura e sua dualidade dentro das práticas de contabilidade gerencial das organizações.
Para identificação dos trabalhos publicados na área de contabilidade gerencial, que utilizaram a temática da Teoria da Estruturação, foram pesquisados 35 periódicos brasileiros que apresentam a temática de Contabilidade, conforme divulgado no site da ANPCONT. No Brasil foram publicados somente 8 estudos, sendo que 3 são ensaios teóricos (Macohon & Lavarda, 2015; Lourenço & Sauerbronn, 2018; Santos & Costa, 2019) e 5 estudos empíricos (Wanderley & Cullen, 2012; Beuren & Almeida, 2012; Beuren & Almeida, 2015; Castro & Athayde, 2016; Defaveri et al., 2019) que utilizaram a Teoria de Giddens.
Este ensaio apresentou lacunas do conhecimento existentes na utilização dessa abordagem nos estudos brasileiros. As lacunas identificadas foram agrupadas em: i) elementos da teoria de forma integrada; ii) associação da teoria com os constructos da contabilidade gerencial; iii) objetos de pesquisa a serem explorados; iv) a relação micro e macro no campo da contabilidade gerencial. Foi encontrado que os estudos ainda são incipientes em trazer contribuições empíricas devido ao fato de que ainda não existe o desenvolvimento de um campo de estudos teóricos que auxiliem na aplicação.
Aguiar, A. B. (2018). The small world of management accounting research in Brazil: a discussion about alternative research designs. Revista de Contabilidade e Organizações, 12(1). Chan, A. M. Y.; Lo P., Ng, K. (2020). An Analysis of Management Accounting System Development from the Structuration Theory Viewpoint . Journal of Accouting, Business and Management, 27(1), 1-18.. Defaveri, I. R., Dal Vesco, D.G., Diehl, C. A., & Toigo, L. A. (2019). A influência da Estruturação Social entre as tensões dinâmicas e o desempenho estratégico. Advances in Scientific & Applied Accounting, 12(2).