Resumo

Título do Artigo

Influências dos Ecossistemas de Inovação sobre Incubadoras e Empresas Incubadas atuantes no estado de Minas Gerais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Ecossistema de Inovação
Políticas de Ciência e Tecnologia
Teorias da Hélice Tríplice e Quádrupla

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Mateus Silva do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAP
3 - Juliana Resende Paviani
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As teorias de inovação vêm ganhando cada vez mais destaque no meio acadêmico, sendo um campo fértil de estudos na área de ciências sociais. Essas abordagens dizem respeito às inovações por meio de arranjos institucionais, nos quais diversos atores interagem e se conectam para dinamizar o processo de inovação. A pesquisa procura explorar os arranjos institucionais locais e as relações entre os múltiplos componentes do ecossistema de inovação - atores políticos, econômicos, científico-tecnológicos e sociais - na produção de ambiente propício às ações empreendedoras.
O estudo tem o intuito de identificar os principais fatores que interferem nas atividades desenvolvidas pelas incubadoras e empresas incubadas atuantes no estado de Minas Gerais, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: Qual é a contribuição dos ecossistemas de inovação para a atuação das incubadoras de empresas? A partir do problema de pesquisa exposto, define-se como objetivo geral investigar a influência dos ecossistemas de inovação sobre incubadoras e empresas incubadas atuantes no estado de Minas Gerais.
As incubadoras desempenham um papel fundamental ao formar empresas e empreendedores para o mercado. Deste modo, elas oferecem as condições ideais para que novos negócios prosperem, gerando renda e sobretudo desenvolvimento local. No entanto, embora estes espaços tenham sido amplamente estudados, mais pesquisas são necessárias para compreender como a rede de cooperação envolvendo empresas, universidades, governo e sociedade civil se reflete no ambiente de inovação e como os elementos que decorrem dessa relação poderão ser capitaneados em forma de vantagem competitiva nos negócios.
Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se entender como o tema tem sido abordado na literatura bem como trazer os principais elementos teóricos, que possibilitou a construção de um quadro de referência para a sistematização de um roteiro de entrevistas. Foram aplicadas um total de doze entrevistas, abrangendo cinco instituições diferentes, com indivíduos com papéis relevantes dentro dos ambientes focais de estudo. Para o alcance dos objetivos, o software IRAMUTEQ foi utilizado com vistas a proceder à análise dos discursos proferidos pelos sujeitos entrevistados.
Os resultados evidenciam que os ecossistemas contribuem para o sucesso das ações de inovação quando os seguintes fatores estão presentes: difusão de treinamento gerencial e disponibilização de serviços pela incubadora; formação de arranjos colaborativos entre os atores; educação empreendedora e incentivo legal. Por outro lado, os seguintes elementos contribuem para o insucesso das ações de inovação: excessiva dependência de financiamento do setor público; divergência de objetivos entre os atores; falta de visão holística sobre a educação empreendedora e falta de engajamento do setor público.
Com base nos resultados apresentados, foi possível identificar os principais fatores determinantes de inovação, os quais contribuem de forma positiva ou negativa para o sucesso dos ecossistemas de inovação nos quais as incubadoras de empresas e empresas incubadas pesquisadas atuam. Deste modo, para cada categoria de análise foram apresentadas as variáveis que contribuem de forma positiva para o sucesso das incubadoras de empresas no âmbito dos ecossistemas estudados assim como as variáveis que contribuem de forma negativa para o sucesso destes ambientes de inovação.
ADNER, R.; KAPOOR, R. Value creation in innovation ecosystems: How the structure of technological interdependence affects firm performance in new technology generations. Strategic Management Journal, v. 31, n. 3, p. 306–333, mar. 2010. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, v. 29, n. 2, p. 109–123, 2000. GRANSTRAND, O.; HOLGERSSON, M. Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, v. 90, p. 102098, 2020.