Resumo

Título do Artigo

IRRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR DE HOSPITALIDADE E TURISMO
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Palavras Chave

Irresponsabilidade Social corporativa
Hospitalidade
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Lenise David da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

São diversos os estudos que se preocupam com as ações de Responsabilidade Social Corporativa no setor de Hospitalidade e Turismo. No entanto, Clark et al. (2022) consideram que a RSC tem sido vista dentro de uma área cinzenta, no qual os autores sugerem que ela pode ser considerada uma moeda com duas faces: RSC e Irresponsabilidade Social Corporativa (IRSC) onde ambas podem existir simultaneamente dentro de uma mesma organização.
Sendo assim, o presente estudo de caráter exploratório, relaciona a literatura de Hospitalidade e Turismo e seus impactos negativos socioambientais aos antecedentes de IRSC propostos por Iborra e Riera (2023), a fim de identificar os antecedentes de IRSC no setor de Hospitalidade e Turismo
Para tanto, analisou-se os achados de Iborra & Riera (2023) considerando os antecedentes de IRSC detalhados em sua pesquisa e partir destes realizou-se uma busca pela literatura na base de dados Web of Science para encontrar literatura sobre os impactos da operacionalização do setor de turismo e hospitalidade.
. O setor de Hospitalidade e Turismo pode proporcionar diversos benefícios para a sociedade e meio ambiente, se for gerenciado de forma responsável, o que muitas vezes não ocorre em contextos em que o turismo é o principal setor para a contribuição do Produto Interno Bruto (PIB), como Maldivas, Croácia, Tailândia e Jamaica e onde o setor de maior empregabilidade é o setor de Hospitalidade e Turismo.
O estudo evidenciou que a maioria dos estudos em Hospitalidade e Turismo estão preocupados em divulgar as externalidades que podem afetar o setor e as ações e engajamentos do setor com RSC e sustentabilidade. Deixando de lado os impactos ocasionados pela operacionalização do setor de Hospitalidade e Turismo na sociedade, ambiente e economia. Ainda menor, os que se preocupam com o comportamento Irresponsável das organizações do setor de Hospitalidade e Turismo.
Clark, C. E., Riera, M., & Iborra, M. (2022). Toward a Theoretical Framework of Corporate Social Irresponsibility: Clarifying the Gray Zones Between Responsibility and Irresponsibility. Business & Society, 61(6), 1473–1511. Iborra, M., & Riera, M. (2023). Corporate social irresponsibility: What we know and what we need to know. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 30(3), 1421–1439. Riera, M., & Iborra, M. (2017). Corporate social irresponsibility: Review and conceptual boundaries. European Journal of Management and Business Economics, 26(2), 146–162.