Resumo

Título do Artigo

Modelos de Equações Estruturais (MEE) no Estudo das Relações da Transformação Digital em Cadeias de Suprimentos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transformação Digital
Cadeias de Suprimentos
Modelagem de Equações Estruturais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Rogerio de Oliveira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - FCI
2 - PAULO SERGIO ALTMAN FERREIRA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS

Reumo

A transformação digital (TD) tem impactado as cadeias de suprimentos (CS), desafiando sua gestão em diversos setores. Modelos de equações estruturais (MEE) têm sido desenvolvidos para medir os efeitos da transformação digital e os fatores que influenciam sua adoção. Nesta revisão bibliográfica, analisamos os MEE utilizados no estudo das relações entre transformação digital e cadeias de suprimentos, contribuindo para novas abordagens de construção de modelos e entendimento das capacidades organizacionais nas CS.
Revisão dos MEE utilizados no estudo das relações entre transformação digital e cadeias de suprimentos para compreender as abordagens mais comuns de construção de modelos. O objetivo é fornecer subsídios para novas pesquisas e construção de modelos, e reduzir a lacuna de modelos teóricos nacionais para as relações TD-CS.
A TD é um processo de mudança fundamental impulsionado pelo uso inovador de tecnologias digitais (GONG; RIBIERE, 2021), e que vem trazendo impactos significativos às capacidades das CS (desempenho, resiliência, sustentabilidade). Modelos de equações estruturais (MEE) são modelos que permitem analisar relações complexas, incluindo variáveis observáveis e latentes, e relações de mediação, moderação etc. (KLINE, 2011; VIEIRA, 2009). São, assim, um instrumento adequado para análise e teste de modelos teóricos sobre as relações TD-CS para dar subsídios a decisões estratégicas.
A análise dos 18 artigos selecionados mostrou que MEE têm sido aplicados com sucesso para modelar as relações TD-CS. Particularmente, modelos bastante simples, poucos construtos e hipóteses, e com predominância de relações diretas e de mediação, já permite a construção de modelos suficientes e úteis. A dinâmica da TD requer modelos próprios para cada indústria, segmento e país, o que reforça a necessidade de aplicação desses modelos com dados das CS nacionais.
Esta revisão fornece um panorama das práticas comuns de MEE no estudo das relações TD-CS, apontando para a relevância desses modelos no entendimento das capacidades organizacionais nas cadeias de suprimentos. Trabalhos futuros podem explorar outras perspectivas e construir modelos específicos para setores da indústria nacional.
GONG, C.; RIBIERE, V. Developing a unified definition of digital transformation. Technovation, 102, 102217, 2021. KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 4a ed. Guilford publications, 2011. VIEIRA, V. A. Moderação, mediação, moderadora-mediadora e efeitos indiretos em modelagem de equações estruturais: uma aplicação no modelo de desconfirmação de expectativas. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, n.44(1), 2009.