Resumo

Título do Artigo

SER MULHER, INDÍGENA E LÍDER: EMPODERAMENTO E LIDERANÇA FEMININA NUMA ALDEIA AMAZÔNICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Empoderamento
Liderança feminina indígena
Gênero

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Organizações Não-Convencionais

Autores

Nome
1 - João Auricélio Sousa da Silva
Universidade do Vale do Itajaí-Univali - 1
2 - Gustavo Behling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Paulo Rogério Melo de Oliveira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Este artigo aborda, sob o enfoque do empoderamento feminino, a liderança das mulheres da “aldeia” Shanekaya, no Acre, e identifica as mudanças ocorridas desde a nomeação da cacica Edna. Inspiramo-nos nos estudos etnológicos que nos convidam a refletir sobre o aprisionamento das sociedades originárias nos valores da cultura ocidental, como se as relações de comando e obediência fossem a forma universal do poder.
O artigo aborda as mudanças promovidas pela liderança feminina na comunidade indígena Shanekaya, no Estado do Acre, sob o enfoque do gênero e do empoderamento feminino. A nomeação da cacica Edna como líder de seu povo foi um marco significativo que rompeu com a tradição patriarcal de lideranças exclusivamente masculinas e possibilitou avanços importantes, não só para a líder, mas para as outras mulheres da aldeia, que passaram a ser valorizadas pelos seus esforços e trabalho.
Inspiramo-nos nos estudos etnológicos que nos convidam a refletir sobre o aprisionamento das sociedades originárias nos valores da cultura ocidental, como se as relações de comando e obediência fossem a forma universal do poder. E nos lembram que os povos indígenas, embora estejam em permanente contato com o estilo de vida, sistemas políticos e tecnologias das sociedades à sua volta, constroem os seus próprios sistemas de semiotização do mundo, de reafirmação social, definem os seus interesses e valores éticos e os seus princípios de liderança.
Para entender o empoderamento feminino e a liderança da cacica Edna, entrevistamos, em novembro de 2021, sete pessoas da etnia Shanenawa, aldeia Shanekaya, seis homens e mulheres, membros da comunidade, e a cacica Edna. As entrevistas em profundidade foram realizadas na comunidade, ao longo de três dias de convívio. Além da transcrição das entrevistas, o diário de campo serviu de base para as análises do tipo temática, que estabeleceram similaridades entre as falas e as observações.
A liderança da cacica mudou a forma como as mulheres eram vistas na comunidade e ressignificou os sentidos e a forma como os trabalhos são distribuídos e realizados. O cacicado de Edna demarcou o fim do patriarcado indígena e abriu espaços e o direito à voz das mulheres. Neste sentido, o caso da comunidade Shanekaya nos oferece um ângulo privilegiado para dimensionar o alcance do rompimento com um conjunto de tradições patriarcais e a afirmação das vozes e da presença feminina em condições de igualdade com os homens.
A pesquisa na comunidade Shanekaya nos mostrou que a cacica Edna Shanenawa continua sendo líder do seu povo, mesmo não ocupando mais o espaço de liderança formal na “aldeia”. Edna mudou a realidade da sua aldeia e a vivenciou junto com os membros de sua comunidade sem se isentar do trabalho e das lutas por melhores condições de vida. Os resultados sugerem que as representações sociais da comunidade Shanekaya sobre as mulheres mudou significativamente com a liderança de Edna. Hoje as mulheres são vistas como capazes e se encontram numa posição social de prestígio.
AMADO, A. M. M., BOURLEGAT, C. A. L., & URQUIZA, A. H. A. (2019). Empoderamento da mulher Kaiowa e Guarani na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas e identidade étnico-cultural. Polis [Online], 54. Retrieved from http://journals.openedition.org/polis/18043 BARONI, A., CABRAL, F. K. B., & CARVALHO, L. R. (2020). Uma análise da história da mulher na sociedade. Retrieved from https://direitofamiliar.com.br/uma-analise-da-historia-da-mulher-na-sociedade/ BRASIL DE FATO. Sônia Guajajara comemora a liderança das mulheres indígenas na luta por direitos. Disponível em: https://www.brasildefa