Resumo

Título do Artigo

BLOCKCHAIN NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
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Palavras Chave

blockchain
educação superior
analise bibliométrica

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público

Autores

Nome
1 - Geisiane Teófilo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
2 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Blockchain é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de impactar diversas áreas, desde finanças e negócios até governança e setores administrativos, inclusive a educação superior. Portanto, verifica-se ser relevante explorar o impacto do uso da Blockchain no campo da educação superior, porque esta tecnologia pode facilitar o compartilhamento de recursos educacionais, sendo possível criar plataformas de compartilhamento de conteúdo, na qual educadores e instituições de ensino podem disponibilizar materiais didáticos, aulas gravadas, livros digitais e outros recursos educacionais.
Este artigo traz como objetivo central investigar as lacunas da tecnologia blockchain na área da educação superior. Assim como também pretende mostrar os impactos e os estudos que já foram realizados. Para obter os resultados desta pesquisa, foi adotada uma abordagem quantitativa por meio da análise bibliométrica do número de publicações e citações relacionadas às palavras "Blockchain" e "higher education", a fim de obter respostas e dados para os levantamentos abordados.
Blockchain é uma rede composta por blocos encadeados que contêm uma variedade de informações, cada um com uma impressão digital exclusiva. A função matemática conhecida como impressão digital (hash) gera automaticamente um código alfanumérico que representa a mensagem ou arquivo (bloco). A tecnologia blockchain é um sistema de registro distribuído e descentralizado que permite o armazenamento e verificação segura de transações e informações. As principais características incluem (F. Greve, 2018): Descentralização, Imutabilidade, Transparência, Segurança criptográfica, Velocidade e Economia.
A pesquisa tem se inicia com uma breve revisão do panorama atual da blockchain na área da educação superior, seguida da apresentação dos resultados recebidos, destacando o número de publicações e indicações identificadas na pesquisa realizada. Utilizando os softwares VOS Viewer e Bibliometrix, foi possível criar uma representação visual dos países que mais colaboram com o conhecimento sobre blockchain e educação superior, assim como identificar os principais conceitos e palavras-chave presentes nestas publicações. Utilizando a base de dados Web of Science.
A pesquisa foi realizada em 04 de julho de 2023. A base de dados é bastante dinâmica, o que pode implicar em mudanças nos dados quase que diariamente. A busca pelo termo "blockchain" e "higher education" encontrou 238 documentos. Para efeitos da pesquisa foram selecionados apenas aqueles que foram classificados como artigos, refinando a busca para os artigos, base utilizada para elaboração da análise bibliométrica. A maioria dos artigos estão classificados nas áreas de Computer Science Information Systems, com 23.10% e Education Educational Research com 18.90%.
A tecnologia blockchain, que surgiu com as criptomoedas, ao se expandir para outros contextos, vem ganhando mais destaque em relação a diversas temáticas. Não obstante, vale salientar que muito do que já se tem publicado faz uma reflexão de como ambas inovações revolucionaram, em diversos aspectos, o ambiente educacional e de outros negócios. O presente estudo mostrou indicativos que estas duas tecnologias aumentaram a popularidade de pesquisas que estudam recursos tecnológicos influenciando significativamente no campo educacional.
DAI, J., VASARHELYI, M. A. Toward blockchain-based accounting and assurance. Journal of Information Systems, v. 31, n. 3, p. 5-21, 2017. Greve, F., Sampaio, L., Abijaude, J., Coutinho, A., Valcy, Í., and Queiroz, S. (2018). Blockchain e a revolução do consenso sob demanda. Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (Minicursos_- SBRC), 36. Lizcano, D; Lara, J.A; White, B; Aljawarneh, S. Abordagem baseada em blockchain para criar um modelo de confiança no ensino superior aberto e onipresente. J.Comput. High.Educ. 2020, 32, 109-134.