Resumo

Título do Artigo

Job crafting: Um olhar sobre o significado do trabalho para refugiados venezuelanos no Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

job crafting
significado do trabalho
trabalho decente

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Mariana Borges Nunes Vieira
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE
2 - Renata Avancini Tonini
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE
3 - MARIA CAROLINE MEYER GOULART
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
4 - Iária Guerra de Araújo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação Graduação em Administração
5 - Francisco Antonio Coelho Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Tendo em vista o aumento do número de refugiados no país e as políticas e normativas existentes, é importante traçar o contexto histórico acerca do trabalho decente para refugiados no Brasil, através da compreensão das dificuldades enfrentadas por essa população e da propositura de soluções para enfrentamentos das adversidades. O presente artigo, portanto, apresenta uma discussão acerca do significado do trabalho decente para refugiados a partir da perspectiva dos mesmos, no intuito de permitir uma visão mais abrangente sobre os anseios e necessidades dos refugiados no que tange ao trabalho.
Qual é o significado do trabalho decente para os refugiados, de acordo com sua própria perspectiva, e como essas percepções podem informar estratégias eficazes para promover sua inclusão socioeconômica, ressignificação e reconstrução de vida? O objetivo da pesquisa é discutir o significado do trabalho decente para refugiados, explorando suas percepções e valorizações em relação ao trabalho, a fim de desenvolver estratégias mais eficazes para promover sua inclusão socioeconômica e contribuir para sua ressignificação e reconstrução de vida.
Trabalho decente é um conceito prioritário da OIT, com foco em direitos e princípios fundamentais, qualidade dos empregos, proteção social e diálogo social. Nesse sentido, Job crafting é um processo em que trabalhadores moldam seu próprio trabalho para maior alinhamento com interesses e valores (Branco, 2019) sendo que essa prática visa aumentar a satisfação e bem-estar no trabalho. Já o Significado do Trabalho é um construto psicológico multidimensional, influenciado por variáveis pessoais e ambientais.
O estudo descritivo, utilizou um survey, na qual continha 13 itens. O mesmo foi aplicado para 78 refugiados venezuelanos em Boa Vista, Roraima, Brasil. A análise dos dados foi realizada no SPSS, com estatísticas descritivas e inferenciais, visando compreender o panorama normativo e a percepção dos participantes. A amostra foi não probabilística, com critérios de acessibilidade, e as questões éticas foram respeitadas para garantir a confidencialidade dos participantes. O SPSS foi escolhido devido à sua capacidade de analisar e gerenciar grandes conjuntos de dados.
O estudo identificou que eles valorizam o trabalho como forma de sustento (média 4,59) e esperam por oportunidades que valorizem suas habilidades (média 4,32). Entretanto, enfrentam dificuldades devido a questões culturais nas organizações, falta de reconhecimento profissional (média 3,76) e barreiras nacionais, como restrições impostas por governos anteriores. O job crafting surge como uma forma de moldar o trabalho para maior satisfação e bem-estar, sendo impulsionado pelos próprios trabalhadores. Para promover a integração desses refugiados, estratégias públicas se fazem necessárias.
O estudo analisou o significado do trabalho decente para refugiados, explorando suas percepções e desafios. O job crafting se mostrou relevante, permitindo que moldassem o trabalho alinhado a seus interesses e valores. Barreiras foram identificadas, como reconhecimento profissional e aceitação cultural, exigindo políticas e práticas inclusivas. Estudos comparativos entre países podem identificar abordagens eficazes para a inclusão no mercado de trabalho. Futuros estudos devem combinar métodos qualitativos e quantitativos para obter uma compreensão mais abrangente.
Branco, A. S. O. M. (2019). Relação das características de cowork afetam a insegurança no trabalho e o job crafting: efeitos na inovação e no desempenho. Tese de Doutorado.