Resumo

Título do Artigo

Os desafios de pesquisar: percepção dos docentes pesquisadores de uma IES Privada
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

obstáculos
pesquisar
percepção

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Clara Suzana Cardoso Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC - PPAC
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

A qualidade da pesquisa feita numa universidade depende essencialmente dos pesquisadores que nela atuam e do ambiente institucional propício à pesquisa científica. Um diagnóstico prévio acerca das principais dificuldades em realizar produção científica é um ponto de partida para que institucionalmente sejam propostas ações estratégicas para minimizá-los os desafios e obstáculos e assim, potencializar a realização de pesquisa e a produção científica entre os docentes, Souza et al. (2020) afirmam a necessidade uma agenda para estudos sobre os obstáculos a realização de produção científica,
A pesquisa científica é de extrema relevância num contexto econômico, relacionado ao desenvolvimento local, regional e nacional (Al-Khasawne et al., 2021). E, é indispensável à formação docente, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica. (Almeida et al., 2021) Sob a perspectiva de risco da pesquisa, Vásquez e Dávila (2011) destacam que é preciso levar em conta que o ensino é uma atividade menos arriscada do que a pesquisa do ponto de vista da renda, enquanto a pesquisa e consequente publicação de seus artigos, enredam fatores que não estão sob seu controle.
Andrade (2019) que registra que os principais obstáculos à produção científica no Brasil estão relacionados aos baixos investimentos, vinculados a recentes cortes nos últimos anos e a uma excessiva valorização aos indicadores acadêmicos, especialmente quanto à quantidade das publicações. Identifica-se nos achados de Carvalho e Almeida Pimenta (2017) um forte destaque a estruturação de uma instância de liderança em pesquisa que possa realizar atividades de articulação institucional para priorização das pesquisa e captação de recursos para a execução das pesquisas.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo mapear os principais obstáculos na produção científica na percepção de docentes de IES privadas. Será utilizada uma abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, com entrevistas realizadas nos meses de maio e junho/2023, entre 65 docentes pesquisadores. sendo, 33 vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu; 11 vinculados a programas de graduação e 21 docentes mestres em doutoramento. Realizou-se entrevista semi-estruturada com questão norteadora: quais são os principais obstáculos para realização de pesquisa hoje ?
Os resultados permitem identificar que dois obstáculos são comuns aos 03 tipologias de pesquisadores: i) tempo de dedicação à pesquisa e ii) bolsistas de IC. Identifica-se ainda que os grupos relatam obstáculos específicos ao seu nível de desenvolvimento como pesquisador, que precisam ser tratados institucionalmente de forma customizada, visando reduzir os obstáculos à pesquisa de forma direcionada à necessidade de cada grupo. Aprofundado a análise dos dados, propõe-se o agrupamento dos obstáculos nos construtos: equipe do projeto; infraestrutura, quilificação, financeiro, organizacionais
Identificou-se como principais desafios e obstáculos a produção científica na IES pesquisada: tempo de dedicação à pesquisa, dificuldades relacionadas aos bolsistas de Iniciação Científica como colaborador do processo de fazer ciência/ pesquisa, a adesão de pesquisadores qualificados às equipes dos projetos, a necessidade do desenvolvimento de competências de pesquisa, com necessidades diferenciadas entre os níveis de desenvolvimento dos pesquisadores e disponibilização de financiamento a execução das pesquisa.
ALMEIDA, G. B. C.; FEITOSA, R CELIANE ALVES; LIMA, MARIA DAIANE DE OLIVEIRA. A Importância da pesquisa na formação de professores: um olhar sobre o corpo docente temporário e substituto da Universidade Regional do Cariri URCA.Anais. VII Congresso Nacional de Educação , 2011. ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Brazilian scientists strive to turn politicians into allies. Nature, London, v. 569, p. 609-609, maio 2019. DOI: 10.1038/d41586-019-01648-y. Disponível em: https://www.nature. com/articles/d41586-019-01648-y. Acesso em: 26jun.2023.