Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO NEGRO: dificuldades enfrentadas e estratégias adotadas por empreendedores negros em uma cidade de médio porte do interior baiano
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desigualdade Racial
Empreendedorismo
Empreendedorismo Negro

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Rodrigo Barbosa Vieira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) - Vitória da Conquista
2 - Almiralva Ferraz Gomes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) - Vitória da Conquista
3 - Rita de Cássia Oliveira Lima Alves
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) - DCSA
4 - Emilly Sena Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) - Vitória da Conquista
5 - Daniela Silva Carvalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) - Vitória da Conquista

Reumo

O empreendedorismo cria oportunidades de mercado e inovação, visando lucros e melhoria contínua. Destaca-se como ferramenta de combate ao desemprego, especialmente entre a população preta e parda, apesar da desigualdade socioeconômica no Brasil. O empreendedorismo negro surge como ferramenta de combate a precarização e desvalorização do negro. O trabalho analisa desafios e estratégias de empreendedores negros em Vitória da Conquista, Bahia, com alta representatividade de população preta e parda. O artigo discute desigualdade racial, empreendedorismo negro e apresenta os resultados da pesquisa.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios enfrentados por empreendedores negros em Vitória da Conquista - BA. Para isso, os objetivos específicos incluem descrever a trajetória profissional desses empreendedores, investigar os motivos que os levaram a empreender, levantar as dificuldades na criação e gestão dos negócios e identificar estratégias utilizadas para superar desafios relacionados à raça.
O racismo, baseado em supostas diferenças biológicas, continua a perpetuar desigualdades sociais no Brasil. A desigualdade racial limita oportunidades no mercado de trabalho para a população preta e parda. O empreendedorismo surge como ferramenta para combater essas disparidades, criando negócios rentáveis que agregam valor à sociedade. O empreendedorismo negro ganha destaque ao promover inclusão e lutar contra o racismo estrutural, impulsionando o crescimento do número de empreendedores negros.
A pesquisa é de natureza empírica, do tipo descritivo-exploratória e utiliza o estudo de caso como ferramenta de pesquisa para compreender as dificuldades e estratégias adotadas por empreendedores negros em Vitória da Conquista-BA. A amostra não-probabilística é intencional, usando a técnica snowball. Nove sujeitos foram entrevistados por meio de roteiro semiestruturado. Utilizou-se o software Gephi 0.9.7 para visualização de redes complexas e os dados foram tratados qualitativamente e interpretados à luz do referencial teórico.
O empreendedorismo é impulsionado por oportunidades e retorno financeiro, sendo opção para complementar ou ser a principal fonte de renda. Contudo, empreendedores negros enfrentam desafios raciais, sociais e técnicos. Para superar tais dificuldades, a busca por conhecimento e capacitação é uma estratégia comum adotada por esses empreendedores. O empreendedorismo também combate o racismo estrutural e desigualdades econômicas e sociais. Apesar dos esforços, obstáculos persistem, podendo afetar seus rendimentos. O autoconhecimento é valorizado para manter a essência e princípios nessa jornada.
O empreendedorismo negro serve como ferramenta de combate a desigualdade socioeconômica. Muitos iniciaram por insatisfação no mercado de trabalho, buscando autonomia e melhoria financeira. Dificuldades incluem alcance do público-alvo, conhecimento técnico, capacidade de gestão e falta de capital. Buscar conhecimento foi uma das estratégias adotadas.
JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010. MARINGONI, Gilberto. História: O destino dos negros após a Abolição. Desafios do Desenvolvimento, Brasília, ano 8, ed. 70, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28. Acesso em: 13 de set 2022 MONTEIRO, Jorge Aparecido. O empresário negro brasileiro: histórias de vida e trajetória de sucesso em busca de afirmação social. Rio de Janeiro: Prod. Ed Independente. 2001. 206p.