Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS EMOCIONAIS NA ADOÇÃO DE CARNE CULTIVADA: ESTUDO DOS DIFERENTES GRUPOS DE CONSUMIDORES NO BRASIL
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Palavras Chave

Carne alternativa
Análise de cluster
Comportamento do consumidor

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - MYLENA NERES NUNES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - http://lattes.cnpq.br/9548728520882439
2 - Maurilio Barbosa de Oliveira da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
3 - Andre Felipe Queiroz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) - Ponta Porã
4 - CAROLINE PAULETTO SPANHOL FINOCCHIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios

Reumo

A chamada carne cultivada é desenvolvida à base de células extraídas do animal vivo, ou seja, tornando o abate animal desnecessário. Considerada o “alimento do futuro”, essa carne surge rodeada de uma série de promessas que envolvem, por exemplo, garantir o bem-estar animal, contribuir para a preservação do meio ambiente e ser um alimento saudável. Apesar disso, a aceitação dos consumidores configura um importante entrave à sua adoção.
O consumo de carnes alternativas está em ascensão, contudo, pouco se sabe sobre o perfil dos consumidores desses produtos no Brasil. Nosso objetivo é identificar e analisar os segmentos de consumidores de carnes cultivadas a partir de suas respostas emocionais intenção de comer e características sociodemográficas.
Até o momento, diversas variáveis relacionadas ao produto e aos consumidores foram identificadas como importantes entraves para a aceitação de carne cultivada. Essas variáveis são tanto relacionadas ao produto como, por exemplo, a percepção de que ele não é natural e o nível de familiaridade dos consumidores com ela, como também são relacionadas ao indivíduo como, por exemplo, o gênero, a idade, o estilo de dieta adotada e o comportamento ambiental. Ainda nesse contexto, sabe-se que as emoções atuam como preditivas da intenção de comer e são determinantes para aceitação de um alimento.
Aplicamos um questionário online a um grupo de brasileiros (n=101), dentro de uma abordagem multirresposta , em que foram coletadas, entre outras variáveis, suas respostas emocionais à carne cultivada, a intenção de comer e a percepção de benefício ambiental dos participantes, entre outras variáveis. Utilizamos análise de cluster para segmentar os consumidores.
Identificamos três segmentos distintos: clusters positivos, intermediários e negativos, com diferenças significativas em suas associações emocionais com as carnes cultivadas. Além disso, observou-se uma ligação entre o conhecimento dos benefícios ambientais e de saúde e a disposição para consumir carne cultivada.
As emoções desempenham um papel fundamental na aceitação da carne cultivada. Políticas públicas e estratégias de marketing devem considerar essas ligações emocionais, assim como o nível de conhecimento dos consumidores sobre os benefícios das carnes alternativas.
Arshad, M. S., Javed, M., Sohaib, M., Saeed, F., Imran, A. & Amjad , Z. (2017). Tissue engineering approaches to develop cultured meat from cells: A mini review. Cogent Food & Agriculture, 3(1). Recuperado de https://doi.org/10.1080/23311932.2017.1320814 Baum, C. M., Bröring, S. & Lagerkvist, C.-J. (2021). Information, attitudes, and consumer evaluations of cultivated meat. Food Quality and Preference, 92. Recuperado em https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2021.104226