Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: uma revisão sistemática da literatura na base Sciencedirect (1998-2023)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Logística Reversa
Logística Reversa de medicamentos
Revisão sistemática da literatura

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Felippe Anthony Barbosa Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campos Agreste
2 - Maria Raíza Ferreira de Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste- CAA
3 - Anderson Tiago Peixoto Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste

Reumo

No Brasil, a obtenção de medicamentos vem crescendo cada vez mais, devido a alguns fatores, como: a facilidade de acesso, as práticas de automedicação, o crescimento da indústria farmacêutica, o aumento do número de doenças, dentre outros (Souza & Fonseca, 2009; França & Andrade, 2021). Em complemento, Weraikat, Zanjani e Lehoux (2016a, 2016b) argumentam que o setor farmacêutico se desenvolveu rapidamente nas últimas décadas com o aumento da taxa de doenças e com o envelhecimento da população mundial.
O presente estudo tem como objetivo revisar sistematicamente a literatura existente sobre a Logística Reversa de medicamentos, para determinar o estado da arte dessa temática emergente. Deste modo, busca responder a duas perguntas de pesquisa: (1) “O que se sabe sobre as pesquisas de Logística Reversa de medicamentos?”, (2) "Quais são os caminhos futuros para a pesquisa sobre Logística Reversa de medicamentos?”.
A Logística Reversa de medicamentos consiste na operacionalização do descarte correto dos resíduos de produtos farmacêuticos, na qual se faz necessária a responsabilidade compartilhada presente e trazida pela PNRS (Graciani & Ferreira, 2014). Boxall et al. (2012) definem a Logística Reversa de medicamentos como o processo de coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição final ambientalmente adequada, para medicamentos que se encontram fora do prazo de validade e/ou em desuso, por deterioração, sobras do produto ou não utilizados pelo paciente.
Verificou-se que, dentre os 10 artigos mais citados, 06 são estudos empíricos, que consideraram ambientes hospitalares e farmacêuticos e a indústria farmacêutica. Os demais artigos consistem em revisões sistemáticas da literatura. Quanto aos métodos de pesquisa, verificou-se quatro procedimentos metodológicos: pesquisas quantitativas, experimentos, revisões de literatura e métodos mistos. Quanto aos autores, percebeu-se que os 10 artigos foram escritos por um total de 33 autores, e que não foram encontrados autores que participaram em mais de uma pesquisa.
No que diz respeito à primeira pergunta de pesquisa, foi possível evidenciar que as pesquisas sobre Logística Reversa de medicamentos ainda são escassas, visto que se considerando um período de 25 anos, foram coletados apenas 41 trabalhos. Assim, este estudo busca disseminar o estado da arte sobre a referida temática que apesar de ser emergente, vem ganhando cada vez mais visibilidade na academia.
Luna, R. A., & Viana, F. L. E. (2019). O Papel da Política Nacional dos Resíduos Sólidos na Logística Reversa em Empresas Farmacêuticas. Revista de Gestão Social e Ambiental, 13(1), 40-56. Oliveira, E. O., & Banaszeski, C. L. (2021). A logística reversa no descarte de medicamentos. Saúde e Desenvolvimento, 10(18), 21-37. Paul, J., & Criado, A. R. (2020). The art of writing literature review: What do we know and what do we need to know? International Business Review, 29(4), 101717.