Resumo

Título do Artigo

Ações de Estímulo à Pesquisa: Um estudo de caso com análise de dados em painel
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

pesquisa
estímulo
impacto

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Clara Suzana Cardoso Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC - PPAC
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Sergio Brito de Oliveira Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

Desenvolver, construir e manter um ambiente de pesquisa em uma universidade apresenta-se como uma experiência muito desafiadora, em que uma série de fatores são responsáveis por produzir tal ambiente.Diante da relevância da temática, este trabalho tem como objetivo analisar a experiência de um programa de incentivo à pesquisa de uma IES privada brasileira. E neste processo, buscar-se-á i) avaliar o impacto das ações de incentivo à produção científica, no efetivo resultado das publicações, de uma IES entre 2013 a 2021; ii) identificar quais tipologias de ações de incentivo à pesquisa.
A pesquisa científica é indispensável à formação docente e tem o propósito de contribuir com a aquisição do conhecimento, além de ressignificar o papel do professor na dimensão ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica. Assim como sua importância num contexto econômico, relacionado ao desenvolvimento loca, regional e nacional. E não para por aí, há ainda uma forte tendência de busca de ampliação das fontes de captação de recursos, cujas Instituição de fomento à pesquisa tem sido foco.
Avaliar o impacto social da pesquisa é um desafio porque o impacto é difícil de quantificar e diferenciar significativamente do ponto de vista da magnitude, leva tempo para ocorrer e geralmente reflete a síntese de inúmeros pesquisadores. Grant (2021).Para Vásquez e Dávila (2011) É pertinente avaliar a eficiência das políticas de incentivo, realizando estudos comparativos entre as universidades que implementam e as que não implementam esse tipo de política. Assim, mensurar o impacto das ações de incentivo são de extrema relevância para avaliar seus efetivos benefícios.
Este trabalho, quanto ao seu objetivo é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se de dados secundários, levantados a partir da Plataforma do Coleta CAPES (CAPES, 2023), utilizando as informações da IES no período de 5 anos, entre 2017 e 2021.Foi definida como variável dependente o número de citações dos docentes de cada programa de pós-graduação, por ano. E as variáveis independentes são: investimento em pesquisa, produção intelectual, projetos de pesquisa, linha de pesquisa, tempo de titulação dos docentes, entre outras, foi realizada análise de dados em painel.
Verifica-se que o investimento em editais de fomento a pesquisa tem efeito positivo significante (valor p=0,082) para o aumento das citações dos artigos produzidos pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação. Ainda que que quanto maior o incentivo a pesquisa em determinado programa de pós-graduação, maior o impacto das pesquisas, nesta, medida pela quantidade de citações dos docentes do programa. Identifica-se ainda que quanto maior o número de projetos de pesquisa em desenvolvimento, há um aumento das citações dos artigos produzidos pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação.
Os resultados da pesquisa, no âmbito da IES em estudo, percebe-se que variáveis organizacionais, relacionadas à gestão de pessoas, como: a) aumento de docentes/ pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação; b) estabilidade funcional, representada pelas variáveis tempo de titularidade e regime de contratação permanente; assim como c) aumento do tempo de dedicação com professores em regime integral ou d) maior número de homens vinculados ao programas, não impactam no aumento das citações dos trabalhos produzidos pelos programas de pós graduação.
CARVALHO, Alexey; DE ALMEIDA PIMENTA, Maria Alzira. Percepções acerca da produção acadêmica docente em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, p. 25-41, 2017. DERRICK, Gemma E.; BRYANT, Chris. The role of research incentives in medical research organisations. R&D Management, v. 43, n. 1, p. 75-86, 2013. FREY, B. S.; F. OBERHOLZER-GEE. ‘The Cost of Price Incentives: An Empirical Analysis of Motivation Crowding Out.’ American Economic Review 87(4): 746–755, 1997. TER BOGT, H. J.; SCAPENS, R. W. Performance management