Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE MARCA DE LUGAR DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU): ESTUDO SOBRE A ATITUDE DOS CONSUMIDORES
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Palavras Chave

restaurante universitário
comportamento do consumidor
place branding

Área

Marketing

Tema

Marcas

Autores

Nome
1 - Nathalia Aires Peixoto de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
2 - Gabriel Oliveira Cherle Pini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
3 - Olívia Carneiro Leão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Campus Sorocaba
4 - José Ubirajara de Campos Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
5 - Fabiana Gondim Mariutti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Administração - Campus Sorocaba, SP

Reumo

O seguinte estudo avaliou os elementos da teoria da atitude para a tomada de decisão dos discentes da UFSCar - Sorocaba em relação ao Restaurante Universitário (RU). A pergunta de pesquisa pautou-se em “Qual o comportamento dos universitários sobre o Restaurante Universitário, sob a perspectiva da teoria da atitude?”. As hipóteses levantadas servem para o entendimento do comportamento do consumidor (universitários) em relação ao seu local de alimentação (RU).
O construto da atitude está diretamente ligado ao arcabouço teórico do comportamento do consumidor, com isso, a pesquisa levantada entre discentes da UFSCar - Sorocaba leva em consideração os três elementos da teoria da atitude: Conativo, Cognitivo e Afetivo, para entender os hábitos e as preferências do consumidor que usufrui do RU para suas refeições. Nota-se a carência de estudos sobre RU de universidades brasileiras.
Universitários precisam se alimentar antes, durante ou depois das aulas, e comumente comem dentro no próprio campus para facilitar sua agenda e mobilidade versus tempo. Fornecer serviços de alimentação adequados em um campus é cada vez mais importante devido a consumidores mais exigentes e por terem menos tempo para sair do campus quando precisam comer (KLASSEN; TRYBUS; KUMAR, 2005; LUGOSI, 2019; MOREIRA et al., 2015). Também, o mercado de ensino superior está mais competitivo. Ainda, estudos sobre elementos atitudinais dos universitários é tema de interesse de universidades internacionais.
Adota-se a abordagem quantitativa de natureza exploratória por levantamento (survey online). Universitários foram convidados a participarem da pesquisa: discentes matriculados em cursos de período integral e noturno. O questionário foi dividido em etapas sobre os dados demográficos e a opinião dos entrevistados com itens relacionados com os elementos da teoria da atitude. Após a obtenção e tratamento dos dados, foi realizada a técnica da Análise Fatorial Exploratória (AFE) para análise estatística dos resultados.
Com esses dados primários (n=145), os valores de cada item do questionário permitem a identificação das significâncias das cargas fatoriais, ao realizar o cálculo de Cronbach. Em seguida, após a EFA, três fatores tiveram destaque se destacaram: Fatorial 1 (3.30093), Fatorial 2 (1.53185) e Fatorial 3 (1.02015).
A Conatividade, seguida da Cognitividade e da Afetividade são mais influentes para se tomar decisões quanto ao consumo alimentar no RU. Sendo o conhecimento acerca do cardápio, a indicação de amigos e a qualidade dentro do restaurante, os elementos que mais despertam o interesse de conhecer o restaurante e realizar as refeições, além da indicação de amigos e qualidade do ambiente, quanto maior a variedade de alimentos servidos e um ambiente agradável e adequado para as refeições, maior a chance do público-alvo ter o desejo de conhecer o local por conta própria e continuar consumindo. As ações
AJZEN, Icek; FISHBEIN, Martin. UNDERSTANDING attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice-hall, 1980. ALBARRACÍN, D. et al. (Eds.). The handbook of attitudes. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005. ALMANZA, B. A. et al. Consumer responses to nutrition guidelines labeling in a university restaurant. Journal of the American Dietetic Association, v. 93, n. 5, p. 580-582, 1993. AMEVINYA, G. S.; QUARPONG, W.; LAAR, A. Commercial food advertising on the campus of Ghana’s largest University. World Nutrition, v. 11, n. 2, p. 57-73, 2020. BISANI, S.; DAYE, M.; MORTIMER, K. Mult