Resumo

Título do Artigo

CICLO DE CARREIRA: um estudo bibliométrico do estado da arte e tendências de pesquisa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ciclo de Carreira
Bibliometria
Carreira

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Juliana Estacio Rios
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – FEA
2 - Fernando Garcia dos Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - Administração

Reumo

Durante o ciclo de carreira, o indivíduo enfrenta diferentes desafios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento, podendo mudar de emprego, de carreira, adquirir novas habilidades e competências e alcançar posições mais elevadas e desafiadoras dentro de uma mesma carreira ou em outra carreira (Dutra, 2019). Compreender as inclinações e crenças que predominam nas diferentes fases de carreira de um indivíduo pode ser um caminho para indicar quais os interesses que os funcionários têm em sua trajetória profissional e o que esperam como resultado da carreira que constroem ao longo da vida.
O objetivo geral deste artigo é fornecer uma visão holística do desenvolvimento científico sobre o ciclo de carreira. Para tanto, uma abordagem bibliométrica é estruturada com o intuito de realizar uma análise descritiva, histórica (Garfield, Pudovkin & Paris, 2010; Garfield, 2004) e exploratória desse campo de pesquisa.
As etapas dentro de um ciclo de carreira, em geral, compreendem os estágios de exploração, estabelecimento, manutenção e desengajamento. O estágio de exploração envolve a busca por informações sobre o trabalho e as oportunidades de carreira. O estágio de estabelecimento envolve a entrada na organização e a construção de habilidades e competências. O estágio de manutenção envolve a busca por desenvolvimento contínuo e crescimento profissional. O estágio de desengajamento envolve a preparação para a aposentadoria e a saída da organização (Hall, 1976).
Com o objetivo de realizar a análise descritiva da produção científica e aplicar análises relacionais a partir de indicadores bibliométricos, este trabalho foi estruturado em seis etapas: Importação dos dados (utlizando as definidas as palavras-chave "Career" e "Cycle"), Tratamento dos dados, Modelagem (utilizando o software R, pacote bibliomatrix), sendo realizado o diagnóstico descritivo, historiograma e mapa temático.
Ao analisar cuidadosamente a literatura por meio do Mapa Temático, identificamos a dinâmica desse conceito ao longo dos anos, abordando: a) a compreensão da realidade de homens americanos em seus ciclos de carreira, incluindo a possibilidade de burnout e o contexto de preparo dos serviços de educação; b) a participação ativa do sujeito em seu ciclo de carreira e perspectivas sobre o ciclo de carreira; e c) a competição e seus efeitos na performance durante o ciclo de carreira.
O Mapa Temático fornece informações promissoras aos estudiosos do campo do Ciclo de Carreira, pois indica o nível de desenvolvimento e relevância de cada um dos tópicos abordados. Recomenda-se aprofundar a correlação desses temas com: Impactos do Comprometimento no Ciclo de Carreira, Satisfação dos Estudantes (ingresso profissional) e a relação entre Trabalho, Saúde e Vida Pessoal. Essa é mais uma contribuição deste trabalho.
Schein, E.H. (1996) Career anchors revised: implications for career development in the 21st century. The academy of management executive. Briarcliff Manor. Schein, E.H. (1996). Identidade profissional: como ajustar suas inclinações a suas opções de trabalho. Tradução de Margarida D. Black. São Paulo: Nobel. Super D.E, Bohn MJJr. Psicologia ocupacional. São Paulo: Atlas; 1980.