Resumo

Título do Artigo

SEXO FRÁGIL NÃO FOGE A LUTA! Porto Itapoá e o programa de inserção feminina nas atividades portuárias.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Competências Organizacionais
Equidade
Mulheres

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rafaela Teodoro
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Cristiano Rauber
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAI
3 - Giovani José Martins
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAÍ

Reumo

O caso relata os desafios do Porto Itapoá de aumentar a inserção de mão de obra feminina na operação. O dilema cria capacidades analíticas nas áreas como: cultura e competências organizacionais, estrutura organizacional, participação de mulheres nas atividades operacionais e equidade de gênero. As notas de ensino dão suporte à aplicação do caso em sala, através de questões para discussão e desenvolvimento de um plano de ensino com metodologia ativa para apresentação em aula, levando o aluno a participar ativamente durante a apresentação do caso.
O aluno deve ser capaz de identificar e desenvolver habilidades de gestão de pessoas, cultura organizacional e competências organizacionais, para criar alternativas através do dilema apresentado no caso. Ao criar as suas respostas, ele deve apresentá-las e defendê-las se colocando no lugar dos protagonistas de forma a se defrontar com seus problemas e propor soluções além das expressas no caso para aumentar e criar condições de inserção e ascensão das mulheres em funções operacionais e em qualquer outra posição predominantemente reconhecida como masculina.
Para construção do caso, iniciamos com uma entrevista realizada com as responsáveis pelo programa no Porto Itapoá, com o intuito de identificar os principais desafios nas várias edições do programa até os dias atuais. A entrevista foi realizada “in loco” e mais de uma vez ao longo da produção do caso. O Porto Itapoá disponibilizou materiais internos com dados corporativos acerca do programa, depoimentos das mulheres que integraram a primeira edição do programa e um podcast com a atual Gerente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, gravado em 2022 que passa por todas as fases do programa.
O presente caso pode ser utilizado para os cursos de graduação e pós-graduação em administração e áreas sócios-econômicas, nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Gerenciamento Estratégico e Liderança, gestão de pessoas dentre outras que abordam as noções de cultura e competências organizacionais.
Podcast do Comex Flow da Entrevista com Ilcilene Floriani, Gerente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento: https://podcasters.spotify.com/pod/show/jornalportuario/episodes/Entrevista-Ilcilene-Floriani--Porto-Itapo-e1ntlv7/a-a8hl8nt MILHOMEM, Livia de Jesus Oliveira. O empoderamento feminino nos complexos marítimos e portuários brasileiros como forma de desmistificar a ultrapassada concepção de desigualdade entre os gêneros para o setor.