Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO A PRODUTOS SUSTENTÁVEIS: um estudo com graduandos da UFMT.
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor
Consumo Sustentável
Produtos Sustentáveis

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Giovanna Iohane Lopes Querubim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
2 - Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Dep. Administracao

Reumo

A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa se dá pelo crescimento dos impactos ambientais causados pela sociedade. De acordo com o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (2022), a economia global cresceu quase cinco vezes nos últimos 50 anos, devido à triplicação na extração de recursos minerais e energia, que ocasionou no crescimento da produção e do consumo. Diante das informações levantadas, espera-se que as organizações se comprometam em atingir as 17 metas globais, através da produção e venda de produtos ou serviços que causem menor impacto ao meio ambiente.
O presente estudo procura responder a seguinte questão: qual a percepção dos indivíduos em relação ao consumo de produtos sustentáveis? Este estudo tem como objetivo geral: analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos específicos: descrever os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, no contexto do consumo sustentável; avaliar a intenção de compra dos consumidores aos produtos sustentáveis e; relacionar as variáveis socioeconômicas e demográficas com o consumo de produtos sustentáveis.
No referencial teórico foram discutidos sobre o comportamento do consumidor, os fatores que influenciam o comportamento de compra e o consumo sustentável.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada, descritiva e de campo. o universo da presente pesquisa compreende, aproximadamente, 7.250 estudantes de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Quanto ao tipo de amostragem, foi realizada de forma não probabilística. Logo, nesta pesquisa obteve um total de 131 respondentes, selecionados por acessibilidade. Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado o questionário de perguntas fechadas com base nos autores Lages e Vargas Neto (2002). Além disso, a coleta de dados foi realizada de modo online pelo Google Forms.
Os principais resultados mostram que os consumidores em sua maioria são influenciados por fatores como o marketing (liquidações e preços), a classe social e a faixa de renda. Além disso, de acordo com os resultados obtidos, os consumidores procuram comprar produtos que são menos nocivos ao meio ambiente, porém, não estão dispostos a pagarem mais por eles. Outrossim, os respondentes do gênero feminino, de idade entre 18 a 24 anos e que recebem até um salário mínimo se mostraram mais conscientes, em relação aos demais.
Ficou evidente que os fatores marketing (liquidações e preços), a classe social e a faixa de renda possuem muita influência para os indivíduos. Em contrapartida, o estudo evidenciou que a cultura e manter o status social não são fatores que influenciam no comportamento de compra. No que se refere ao grau de adesão a produtos sustentáveis, os indivíduos demonstram que procuram comprar eletrodomésticos que consomem menos energia, trocar suas lâmpadas comuns por lâmpadas de menor potência e comprar produtos que causam menos poluição ao meio ambiente.
ASSADOURIAN, E. Ascensão e queda das culturas de consumo. In: WORLDWATCH INSTITUTE. Estado do mundo, 2010: estado do consumo e o consumo sustentável. Salvador: Uma, 2010. AGÊNCIA BRASIL, 2022. CNI: preocupação com o meio ambiente se reflete em hábitos de consumo. Disponível em: . Acesso em: 19 de novembro de 2022. BANOV, M. R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. Cengage Learning, 2020.