Resumo

Título do Artigo

A COMUNICAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE TRANSPARÊNCIA NO SETOR PÚBLICO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA - CE.
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Palavras Chave

comunicação
transparência
setor-público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Lorena Maria Gomes Bastos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Campus do Itaperi
2 - Bruno Queiroz da Silva
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Fortaleza
3 - CIBELY MARIA FERREIRA DE ABREU
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - CAEN

Reumo

A administração como outros campos da vida humana, tem buscado modernizar-se e através de mídias sociais, acessar com mais qualidade à população. A administração pública assim também o faz, seja por economia, adaptação ou por cumprir princípios basilares, as mídias tornam-se um conjunto de ferramentas poderoso para este fim. No processo cada vez mais participativo da sociedade nas ações do Estado, a transparência dentro do conceito da nova administração pública surge como um fator norteador das ações de governança pública, em que o cidadão decide e fiscaliza a coisa pública.
Diante do panorama apresentado, pergunta-se: como as mídias digitais podem influenciar as ações de transparência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará? O presente estudo tem por objetivo geral analisar a influência das mídias digitais do TJCE/CE como instrumento de transparência pública. Para alcançar esse intento, o trabalho terá como objetivos específicos: verificar o cumprimento dos objetivos da Política de Comunicação do TJCE/CE; e avaliar o interesse da população nas ações do tribunal por meio da participação nas suas mídias digitais.
O exercício participativo fortalece-se na democracia, pois, exige que o cidadão deixe apenas de ser ausente do processo político do poder público e passe a ser agente na conquista e efetivação dos seus direitos sociais, pois, a representatividade democrática exige ser atender aos anseios sociais cada vez mais complexos (BOBBIO, 2009) , As ferramentas facilitam o engajamento da sociedade, servindo para coibir práticas de corrupção por parte de agentes públicos (MINGO; CERRILLO-I-MARTÍNEZ, 2018), ou melhorando a qualidade dos serviços prestados (BAUHR; CARLITZ, 2020).
Estudo descrito como: descritivo, qualitativo e bibliográfico. Realizado a partir de uma pesquisa com a coleta de dados primários a partir de um questionário semiestruturado a fim de responder à pergunta de pesquisa e os objetivos apresentados. O questionário foi aplicado juntamente aos servidores da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - ASCOM/TJCE, Para a análise dos resultados foi utilizado a técnica de avaliação análise de conteúdo a partir das falas dos entrevistados que foram coletadas pelo questionário e realizada em junho de 2021
Houve nesse período o fortalecimento da dinâmica de integração entre sociedade e o TJCE a partir da construção de canais nas principais plataformas de redes sociais, a política de comunicação social passou a ser uma um parâmetro estabelecido pela ASCOM. Este parâmetro serve para nivelar o atendimento dos serviços prestados pelos Tribunais de Justiça, sendo a comunicação ponto chave a medição da qualidade, A PCS inicialmente surgiu para dar um norte para o setor de comunicação. Através da expansão nas mais variadas mídias a comunicação do TJCE, melhorando a fiscalização pública.
A Política de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará via seu setor de comunicação - ASCOM - tem na atualidade um papel relevante no elo interinstitucional e de construção de fontes de informação para a sociedade relacionadas a gestão das contas públicas e de jurisprudência. As mais diversas fontes de informação são utilizadas, deste a de veículos de imprensa convencionais como aos novos formatos das mídias digitais. Para as mídias digitais há um trabalho constante na atualização de conteúdo que caibam em seus mais diversos formatos.
BOBBIO, N. O Futuro da Democracia. Traduzido por Marco Aurélio Nogueira. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. BAUHR, M.; CARLITZ, R. When does transparency improve public services? Street‐level discretion, information, and targeting. Public Administration, 2020. MINGO, A. C.; CERRILLO-I-MARTÍNEZ, A. Improving records management to promote transparency and prevent corruption. International Journal of Information Management, v. 38, n. 1, 2018. SANTANA, M. B.; SOUZA, C. G. B. Uso das redes sociais por órgãos públicos no brasil e possibilidades de contribuição gestão, Rev. gestão Org 2015.