Resumo

Título do Artigo

COMO A BUROCRACIA ESTÁ SENDO DISCUTIDA NO CONTEXTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Considerações a partir de uma revisão sistemática
Abrir Arquivo

Palavras Chave

burocracia
inteligência artificial
administração pública

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Victor Pasquoal de Oliveira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Ana Luize Correa Bertoncini
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Mauricio Custódio Serafim
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

A burocracia é um pilar da administração pública, desempenhando funções vitais na governança, políticas públicas e prestação de serviços nas organizações governamentais (Weber, 1978). No entanto, pode degenerar-se em disfunções burocráticas, que surgem quando regras e procedimentos destinados a aumentar a eficiência e a racionalidade acabam gerando efeitos contraproducentes (Merton, 1968). Hoje, na era digital da burocracia, a inteligência artificial oferece uma promissora oportunidade para abordar os desafios e disfunções e transformar a atual administração pública (Castells, 2002).
Apesar das expectativas, a integração da IA na administração pública e da burocracia traz preocupações e desafios. Tendo em vista o crescente interesse na incorporação da IA no serviço público, ao mesmo tempo que é uma tecnologia ainda em fase inicial com implicações não compreendidas (Newman et al., 2022), o objetivo deste artigo é compreender como a literatura está analisando e discutindo a burocracia no contexto da inteligência artificial na área da administração pública. Para esta finalidade, desenvolvemos uma revisão sistemática para avaliar o estado da arte na área (Mendes-Da-Silva, 2019
A burocracia não é recente, mas foi com Max Weber (1978) que este modelo foi sugerido como uma forma eficiente de organização. O tipo burocrático ideal de Weber resulta em uma estrutura organizacional ordenada, previsível e confiável. Embora o autor reconheça as desvantagens potenciais da burocracia, como rigidez e falta de flexibilidade, ele considera que seus aspectos positivos superam as limitações. Na administração pública moderna, é considerada um dos pilares e, atualmente, a era da digitalização traz tecnologias, como a inteligência artificial, que oferecem novas aplicações para a área.
Nesta revisão sistemática, identificamos 236 dentro da estratégia de busca proposta. Após a seleção baseada em critérios, trabalhamos com uma amostra de 36 artigos para avaliar a performance e fazer um mapeamento da ciência. Nossos resultados mostram uma concentração das publicações nos últimos cinco anos e autores mais influentes concentrados nos EUA e Europa. Para o mapeamento da ciência, criamos oito categorias e constatamos que as citações e número de publicações concentram-se nos temas de governança, política e regulação e considerações éticas e impactos sociais.
Levando em conta recenticidade das publicações e a concentração de artigos e citações nos temas governança, política e regulação e considerações éticas e impactos sociais, é possível inferir que a literatura reflete os estágios ainda iniciais de desenvolvimento da literatura. Ainda há uma ampla gama de tópicos a serem explorados em pesquisas futuras sobre governança, política e regulação da IA e o avanço nessas áreas fornecerá insights valiosos para garantir o uso responsável, ético e eficaz da IA nas agências governamentais. As perspectivas futuras nessa área são promissoras e desafiadoras.
Merton, R. K. (1968). Social Theory and Social Structure. New York, NY: Free Press. Weber, M. (1978). Economy and Society: An Outline of Interpretive Sociology. Berkeley, CA: University of California Press. Mendes-Da-Silva, W. (2019). Contribuições e Limitações de Revisões Narrativas e Revisões Sistemáticas na Área de Negócios. Revista de Administração Contemporânea, 23(2), 1–11. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190094 Newman, J., Mintrom, M., & O’Neill, D. (2022). Digital technologies, artificial intelligence, and bureaucratic transformation. FUTURES, 136.