Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO NEGRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE FUNDADORES DE STARTUPS
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

empreendedorismo negro
startups
diversidade

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Walter Dias Junior
Centro Universitario FEI - São Paulo
2 - Pedro Jaime Coelho Júnior
Centro Universitário da FEI-SP - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração
3 - Edson Sadao Iizuka
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus SP
4 - Marcelo Moreira Tomé
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade

Reumo

O empreendedorismo negro ainda é um tema pouco explorado cientificamente quanto a sua presença/ausência no ecossistema de tecnologia e inovação. Dentre os artigos sobre essa temática encontrados numa revisão da literatura nacional e internacional percebeu-se que eles abordam a questão dos empreendedores negros, mas não exploram suas conexões com startups. Visando preencher essa lacuna, este trabalho traz os resultados de uma investigação qualitativa que visou analisar experiências de empreendedores negros na gestão desse tipo de empreendimento.
O objetivo da pesquisa que embasou esse trabalho foi o de analisar as experiências de empreendedores negros na gestão de startups. O problema de pesquisa foi estruturado a partir das seguintes perguntas de investigação: Como tem sido as experiências vivenciadas por pessoas negras ao empreenderem no universo das startups? Quais obstáculos e quais oportunidades encontram e como agem para enfrentá-los ou aproveitá-las na gestão dos seus negócios?
O tema do empreendedorismo já é consolidado no campo científico da administração, porém uma atenção insuficiente tem sido dada ao empreendedorismo negro voltado a questões de tecnologia e inovação, especialmente no Brasil. Realizou-se uma revisão da literatura e classificou-se os artigos que tratam desse fenômeno em três blocos: Comparações entre empreendedores negros e brancos ou outros grupos étnicos, Avanços e oportunidades dos empreendedores negros e Racismo Estrutural como barreira para os empreendedores negros.
Tratou-se de um estudo de caráter exploratório e natureza qualitativa. A coleta de dados foi operacionalizada por meio de entrevistas em profundidade. Foi construído um roteiro de entrevista semiestruturado, abrangendo dez questões elaboradas a partir de categorias levantadas na revisão da literatura. Todavia, este roteiro foi utilizado de forma bastante flexível, permitindo a exploração de temas que emergissem ao longo da conversa com os entrevistados.
Nenhum dos empreendedores negros entrevistados nasceu em meio a privilégios; bem ao contrário. Porém, mesmo com as dificuldades causadas pela pobreza, concluíram o ensino superior. Tiveram motivações diferentes para empreender, mas escolheram a atividade empreendedora por um propósito, ligado à questão racial e social. Optaram por criar startups em razão de situações constrangedoras que aconteceram com eles próprios, ou com pessoas próximas. Assim, buscam mudar a realidade das pessoas pretas e periféricas por meio de suas iniciativas empreendedoras.
Os resultados evidenciaram que as experiências vivenciadas pelos empreendedores negros entrevistados no universo das startups têm sido marcadas por barreiras. A principal delas diz respeito à captação de recursos no mercado financeiro, seja por investidores, seja por instituições financeiras. Mas, eles procuraram superar os desafios e aproveitar oportunidades que também tiveram. Estabeleceram contatos com pessoas negras, ou brancas sensíveis à causa racial, com maior experiência no ecossistema de inovação e conseguiram participar de importantes programas de aceleração.
CONLEY, N.; BILIMORIA, D. Barriers and Mitigating Strategies of Entrepreneurial Business Growth: The Role of Entrepreneur Race and Gender. Entrepreneurship Research Journal, v. 13, n. 3 p. 341 – 439, 2022. FAIRLIE, R. W.; ROBB, A.; ROBINSON, D. T. Black and White: Access to Capital among Minority-Owned Startups. NBER Working Paper, n. 281554, 2020. KOPKIN, N. Does Racial Prejudice Affect Black Entrepreneurship?: Spatial Evidence Exploring Differences in Prejudiced Atitudes. Applied Economics, v. 49, n. 31, p. 3045–3066, 2017.