Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO NO ACESSO DE MULHERES A CARGOS DE DIREÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (IFEPCT) DO ESTADO DE MINAS GERAIS
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Palavras Chave

Patriarcado
Feminismo
Gestão universitária

Área

Gestão de Pessoas

Tema

As faces da Diversidade

Autores

Nome
1 - Marcela Melo Moreira Sans
Universidade Federal da Bahia - Salvador
2 - Tania Moura Benevides
EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - EAUFBA

Reumo

Em pleno século XXI, as mulheres se defrontam com a sub-representação nos espaços de poder e decisão. É notório que a participação feminina no mercado de trabalho tem aumentado nos últimos anos. Entretanto, as mulheres estão longe de ocuparem, de forma isonômica, cargos de alto escalão na mesma proporção que os homens, o que se configura como uma discrepância (HENDERSON; FERREIRA; DUTRA, 2016; MADALOZZO, 2011). Essa discrepância é analisada em diferentes campos de pesquisa, incluindo os estudos que tratam do patriarcado e do feminismo.
Considerando a realidade das mulheres no contexto de trabalho do CEFET-MG e dos IFs de Minas Gerais, parte-se da seguinte questão de investigação: Quais os fatores que influenciaram as mulheres na ocupação de cargos de direção no Centro Federal de Educação Tecnológica e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais considerando o patriarcado ainda vigente? Delimitou-se como objetivo geral do presente estudo: identificar os fatores que influenciam o acesso de mulheres a cargos de direção no CEFET-MG e nos IFs de MG, considerando o sistema patriarcal vigente
Essa discrepância é analisada em diferentes campos de pesquisa, incluindo os estudos que tratam do patriarcado e do feminismo. Sendo o tema central dessa pesquisa, o patriarcado foi abordado principalmente sob o ponto de vista da autora Lerner (2019) que entende que a dominação masculina sob a feminina é fruto de um desenvolvimento histórico e que antecede a constituição da família. Além disso, abordou-se também a luta do movimento feminista no embate ao patriarcado, na esperança de emancipação política, econômica e social, uma vez que o movimento é pautado basicamente na luta por igualdade.
Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo, tendo em vista que a pesquisa qualitativa busca entender a percepção das pessoas em relação aos seus mundos e ao que elas compreendem deles. Para a sua execução foram realizadas as pesquisas bibliográficas e documentais para levantamento de dados secundários e entrevista semiestruturada para a coleta de dados primários. Na análise dos dados da pesquisa de campo, optou-se pela elaboração do Discurso do Sujeito Coletivo.
A apresentação e análise dos resultados avalia a influência do patriarcado na trajetória de ascensão das mulheres em cargos de gestão no CEFET e nos IFs e se constitui em discursos do sujeito coletivo, que apresentam as perspectivas dessas mulheres em relação as suas próprias trajetórias, revelando a influência do patriarcado no acesso a cargos de direção no CEFET e nos IFs de Minas Gerais.
A apresentação e análise dos resultados avalia a influência do patriarcado na trajetória de ascensão das mulheres em cargos de gestão no CEFET e nos IFs e se constitui em discursos do sujeito coletivo, que apresentam as perspectivas dessas mulheres em relação as suas próprias trajetórias, revelando a influência do patriarcado no acesso a cargos de direção no CEFET e nos IFs de Minas Gerais. Os DSCs apontam que as mulheres ainda não têm uma clareza da influência do patriarcado nas suas vidas e e pouco conhecem das teorias feministas.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: politicas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libânio. 1 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018. LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. Tradução: Luiz Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019. LEFÈVRE, Fernando. Discurso do Sujeito Coletivo. Nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. 1. ed. São Paulo: Andreoli, 2017. SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015, 160 p.