Resumo

Título do Artigo

A EFETIVIDADE DA UTILIZAÇÃO DO BSC COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DO PLANO ESTRATÉGICO DAS PREFEITURAS DO ESTADOS DE MATO GROSSO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Balanced Scorecard
Planejamento Estratégico
Administração Pública

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - José Victor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
2 - Aline Crespo dos Reis Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Departamento de Administração
3 - Adriana dos Santos Caparroz Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
4 - Edson Rodrigues de Aro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Apresentado originalmente por dois professores da Harvard Business University Kaplan & Norton (1992), o BSC - Balanced Scorecard, é considerado até os dias atuais um mensurador de desempenho da gestão organizacional que, ao longo das décadas, tem se mostrado muito eficiente em organizações privadas, apresentando-se como uma ferramenta de gestão para implementação, comunicação, avaliação e acompanhamento das estratégias, delineadas a partir do planejamento. (PINTO, 2008).
Este estudo teve como objetivo analisar a efetividade da ferramenta BSC na administração pública a nível municipal, na percepção dos coordenadores do projeto GPE dentro das prefeituras, quando utilizada para o monitoramento e realinhamento da execução do plano estratégico. As prefeituras analisadas foram aquelas que aderiram ao Programa GPE – Gerenciamento de Planejamento Estratégico, implementado pelo Tribunal de contas do Estado de Mato Grosso - TCE/MT.
A utilização da ferramenta BSC para monitoramento do plano estratégico das prefeituras do município do Estado de Mato Grosso, é efetiva, à luz dos coordenadores responsáveis pelo monitoramento do projeto nas prefeituras dos municípios?
Analisar a efetividade da ferramenta BSC no para monitoramento e realinhamento da execução do plano estratégico das prefeituras dos municípios do estado de Mato Grosso adesos ao Programa GPE.
Verificou-se a importância de desenvolver a cultura do planejamento e aprendizado dentro das secretarias, pois foi apontado como sendo peça fundamental, a falta de conhecimento e de preparo dos técnicos que lideram as pastas de planejamento estratégico a respeito da ferramenta implementada, consequentemente, um empobrecimento de metas e objetivos pactuados.
Este estudo pode contribuir de forma acadêmica para a implementação da ferramenta em outros tipos de organizações, trazendo uma visão gerencial acerca de uma ferramenta que, a princípio fora formulada para a iniciativa privada, ser implementada na gestão pública.