Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de Artefato Tecnológico para Automação em Due Diligence de Integridade no Controle de Anticorrupção em Empresa de Telecomunicações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Due Diligence
Compliance
Tecnologia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Leonardo Tadeu Soares
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienopolis
2 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Adilson Aderito da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

O artigo retrata o aprimoramento do processo de Due Diligence de Integridade que envolve análise preventiva de riscos reputacionais nas relações estabelecidas com fornecedores da TelCo (nome fictício) empresa de telecomunicação na qual um dos autores do artigo aplicado atuou como executivo de Compliance. Tem por finalidade desenvolver melhorias para maximizar a identificação e mitigação do risco reputacional detectando indícios de corrupção na cadeia de suprimentos de maneira efetiva e baseada em teorias, modelos e tecnologia permitindo melhor gestão e tomada de decisão em medidas de controle.
O serviço de telecomunicação é considerado essencial aos clientes, com investimentos altos e bastante regulado, e o tema do combate a corrupção no processo de Due Diligence de Integridade visa também fortalecer a entrega deste serviço para a sociedade. Pesquisas indicam que a corrupção é uma das maiores ameaças ao avanço de uma nação com evidências em diferentes esferas de dinâmicas que demandam uma maior vigilância reputacional nas relações de negócio e nos contratos. Na legislação anticorrupção há requisitos que visam tornar robustas as relações de diligências entre empresas e fornecedores.
Como diagnóstico a necessidade de atuação de Compliance com maior assertividade, automação e velocidade de reposta para fortalecer a identificação do risco reputacional no processo de Due Diligence de Integridade. Com a metodologia de trabalhos aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) foi explorada a estrutura organizacional de Compliance da TelCo, seguido do mapeamento e análise dos custos de transação com base em Coase (1937), Williamson (1985), uma análise SWOT, aplicação de pesquisa de campo baseada em questionário, e com Weiss (2011) a elucidação do problema central.
Apresentadas propostas que buscam o afastamento de custos de transações, a recomendação de adequadas medidas de governança, a incorporação de tecnologia bem como a utilização de uma solução de identificação de riscos para apoiar a tomada de decisão. Construído um artefato para identificação de risco de integridade, que a partir de critérios objetivos, pesos e variáveis pré-programadas, possibilita classificar o risco reputacional do fornecedor em baixo, médio e alto com objetivo de demonstrar o risco do fornecedor e reduzir a manualidade do processo minimizando subjetividades nas análises.
Os resultados demonstram uma vigilância mais robusta no risco reputacional dos fornecedores, uma melhor gestão do processo de Due Diligence de Integridade e o compliance com a lei anticorrupção. Houve a substituição de um processo com alto volume de demanda diária, subjetivo e manual, por um modelo e artefato que permite a classificação automática de riscos, baseado em premissas de pesos e notas, que possibilitam maior agilidade e governança ao processo. A solução realiza os primeiros filtros, pré-aprovando cenários de risco baixo, deixando para os analistas os casos mais complexos.
Houve aplicação prática de aprimoramento do processo de Due Diligence de Integridade, em destaque sobre a gestão de risco reputacional, sendo proposto e implementado um modelo de identificação de riscos e a criação de um artefato de tecnologia como objeto de inovação que enseja em uma nova contribuição da base de conhecimento para organizações, gestores e pesquisadores. O artigo tem teor social, de contribuição ao combate a corrupção, de perspectiva ampla e transversal, e que pode ser de potencial referência para o arcabouço teórico-prático bem como de insumo e reflexão para novos estudos.