Resumo

Título do Artigo

UM MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE NAS COMUNIDADES DE INOVAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DO FOMENTO DA DIVERSIDADE NOS SEUS ECOSSISTEMAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Diversidade
,Inovação
Comunidades

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Beatriz Vilas Boas Jorge
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
2 - Priscila Mayara Kornaker
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
3 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
4 - Juliana Caminha Noronha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
5 - Isabel Cristina da Silva Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

Reumo

Após 1980, a diversidade começou a se tornar um assunto importante nos Estudos Organizacionais (GALVIN, 2006), pela perspectiva de que a inclusão de grupos minorizados historicamente discriminados melhoraria o ambiente de trabalho, tornando-o mais diversificado e democrático, e isso trouxe a necessidade de readequação do ambiente de trabalho para a entrada dos grupos diversos no ambiente corporativo (CALÁS,1992; SMIRCICH, 1992). De maneira geral, a diversidade leva em conta aspectos como gênero, etnia, orientação sexual, idade, crença religiosa ou limitações físicas (ALVES, 2004).
Como a diversidade pode ser percebida em contextos de comunidades de inovação inseridas em ecossistemas e quais as ações desenvolvidas para inclusão da diversidade? O objetivo geral é compreender a relação da diversidade e da inovação nas comunidades de startups e seus ecossistemas de cinco municípios da região Sudeste. Os objetivos específicos são: entender a percepção e relevância da diversidade nas comunidades; identificar como a diversidade é vista e percebida nas comunidades; entender como a diversidade é fomentada e explorada pelas comunidades de inovação.
Ecossistema de negócios é uma comunidade econômica que se apoia na interação entre organizações e indivíduos, considerados o mundo dos negócios. (MOORE, 2006). Uma comunidade de startups é um grupo de pessoas que através de seus interesses, objetivos, identidade e companheirismo estão comprometidas em ajudar os empreendedores a ter sucesso (HATHAWAY, 2020). A diversidade diz respeito às diferenças que existem entre as pessoas, considerando as formas como as pessoas se distinguem entre si. A humanidade é naturalmente diversa pois temos diversas culturas, identidades e expressões (TOTVS, 2021).
O trabalho foi pautado em uma metodologia de pesquisa que tem um caráter descritivo, natureza qualitativa e utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso. O procedimento de coleta de dados da pesquisa se pautou em dados secundários, representados por documentos e dados primários, evidenciado por entrevistas. Já sobre as análises dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo por frequência e temática. Os documentos foram analisados considerando a frequência das informações, já as entrevistas utilizaram-se da análise por frequência e temática.
Impulsionado pelos novos estudos sobre o sétimo pilar que contribui para as comunidades de inovação, que é a diversidade, novas estratégias e ações surgem para fomentar esse novo pilar e junto a isso surgem novas possibilidades que podem ser inseridas nas comunidades. Dessa forma, o objetivo do estudo foi compreender a relação da diversidade e da inovação nas comunidades de startups e seus ecossistemas nos municípios de São Paulo, Uberaba, Uberlândia, Juiz de fora e Santos, a partir da percepção dos líderes dessas comunidades.
O primeiro objetivo específico foi possível perceber que a diversidade tem um grande papel dentro das comunidades e grande relevância para as mesmas, assim como para todo o ecossistema. Já para o segundo objetivo específico, percebeu-se que a diversidade é sim, vista como um pilar importante para a inovação dentro da comunidade e que visões contrárias a esse ponto não são bem vindas nesse contexto. No terceiro objetivo específico foi possível concluir que para o fomento da diversidade existem inúmeras ações possíveis.
MURPHY, Shawn. The Optimistic Workplace: Creating an Environment That Energizes Everyone. [S. l.: s. n.], 2011. CARRILO, Ana; David, Mayara; Nunes, Cárlei; BARREIRO, Guilherme. Playbook de comunidades: Edição 2.0. Abstartups, [s. l.], 2020. Disponível em: https://abstartups.com.br/comunidades/. Acesso em: 19 out. 2022. MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA BRASILEIRO DE STARTUPS: RECORTE SUDESTE. 2021, [s. l.], 15 jan. 2021. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2023