Resumo

Título do Artigo

A DIMENSÃO ÉTICA NA PESQUISA DE ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

Estratégia Organizacional
Ética
Bibliométrico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
2 - Ingrid de Matos Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - Beatriz Lima Zanoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Centro de Estudos Sociais Aplicados
4 - Pablo Henrique Paschoal Capucho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM)
5 - Natália Rese
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração Geral e Aplicada - DAGA/PPGADM

Reumo

Destacamos a relevância de propor discussões que abarquem as relações entre o fazer estratégia e a dimensão ética nas organizações. O processo de elaboração de estratégia representa algo fundamentado em consequências e aspectos morais. Alinhados a essa percepção, defendemos o fazer estratégia como uma prática dialógica e relacional, que cabe - ou caberia - ser uma prática fundamentada no exercício da ética e nos princípios éticos.
Neste artigo tivemos como objetivo mapear as produções científicas que discutem a estratégia em organizações a partir de uma dimensão ética.
Nos estudos de estratégia tradicional, o campo científico se afastou de suas bases éticas para priorizar disciplinas como a economia. Todavia, percebe-se um movimento para que a ética retorne a tais discussões como parte integral do fazer estratégia. Quando interpretada como prática, a estratégia acontece por meio do compartilhamento de significados entre os praticantes, e quando informada por uma prática ética deve ir além da “ética do lucro”, para contribuir na construção de um ambiente organizacional que propicie uma preocupação genuína com os indivíduos dentro e fora da organização.
O estudo foi conduzido a partir da técnica da bibliometria, utilizando-se de uma abordagem quantitativa para identificar como disciplinas, temas, campos e especialidades se relacionam e, assim, criar uma representação da área pesquisada (ou temas específicos), subdividindo as publicações, os autores, os periódicos, palavras-chave e mensurando os índices dos temas ou áreas estudados. Esse método possibilita a compreensão de novas temáticas, pode auxiliar na identificação de tendências de pesquisas, mapeamento da literatura existente no tema, bem como na criação de agendas de futuras pesquisas.
Foram selecionados 77 artigos, elaborados por 186 autores, que publicaram em 61 periódicos entre 1985 e 2023. Apenas a autora Ana Adi, aparece em mais de um artigo. Dentre os periódicos em destaque, estão o Journal of Business Ethics (8 artigos) e Journal of Cleaner Production (3 artigos). Em relação aos países que mais debateram o tema estão os Estados Unidos (15 artigos) e o Reino Unido (12 artigos). A palavra-chave que mais apareceu foi “corporate social responsibility” (27 artigos). E dentre as metodologias mais usadas nos artigos, percebeu-se a predominância da quantitativa (32 artigos).
A partir da análise de artigos, foi possível vislumbrar um campo teórico disperso, sem muita continuidade e predominantemente dominado pelo o que o norte global determina na relação da estratégia com a ética. Destacamos também a falta de uma base sólida que dificulta a construção de uma relação que possa permear os trabalhos e permitem que outros tópicos assumam a principal forma como as organizações incorporam (e traduzem) tais conceitos para suas práticas, como a Responsabilidade Social Corporativa, por exemplo.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis, Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, Elsevier, 2017. QUEVEDO-SILVA, F.; SANTOS, E. B. M.; BRANDÃO, M. M.; VILS, L. Estudo Bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016. TSOUKAS, H. Strategy and virtue: Developing strategy-as-practice through virtue ethics. Strategic Organization, v. 16, n. 3, p. 323–351, 2018.