Resumo

Título do Artigo

REGIONALIZAÇÃO E ROTEIRIZAÇÃO DO TURISMO: ATRATIVIDADE E LIMITAÇÕES DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

regionalização
roteirização
rotas turísticas

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Karina de Nazaré da Silva Beltrao
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Parintins
2 - Kenned de Souza Brandão
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Campus Parintins
3 - RAFAELA GONCALVES FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Reumo

O Turismo no município de Parintins-Am, exerce uma função insubstituível sobre o desenvolvimento econômico e social local, sendo fundamental para a geração de emprego, diversificação da economia e seguridade da preservação do patrimônio natural e cultural desta região. De acordo com Hanai e Espíndola (2012) o desenvolvimento do turismo vem reconhecendo os desafios atuais relacionados às questões ambientais, sociais e econômicas, almejando também ações corretas de desenvolvimento responsável com os princípios da sustentabilidade.
O presente artigo tem como objetivo analisar a aplicabilidade da implantação de rotas turísticas no município de Parintins - AM.
A gestão do turismo exerce um papel fundamental diante do desenvolvimento das regiões e destinos turísticos. Com auxílio de estratégias e técnicas de gestão, é possível, planejar, promover, desenvolver e acompanhar o turismo de determinada localidade. A importância de gestão do Turismo, é cada vez mais discutida, Barreto (2010) afirma que a gestão adequada é fundamental para evitar problemas como a superexploração dos recursos naturais, a descaracterização da cultura local e a deterioração da qualidade de vida.
A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os procedimentos de pesquisa qualitativa para o alcance do objetivo de analisar a aplicabilidade da implantação de rotas turísticas no município de Parintins – AM. Para tanto, a pesquisa qualitativa é adotada quando pretende-se analisar, compreender e classificar processos dinâmicos em seu contexto social (CRESWELL, 2010). Assim, por meio dos instrumentos de observação direta, entrevistas semiestruturadas e recursos audiovisuais foram realizadas durante 4 meses visitas em locais avaliados dentro do critério de regionalização como atrativos turísticos.
Diante dos resultados obtidos advindos da pesquisa de campo realizada através do projeto de extensão “Para onde ir, Parente? Desbravado a rota turística de Parintins”, observou-se que município de Parintins, apesar de seu reconhecimento cultural advindo do Festival Folclórico de Parintins, exibe uma série de paisagens e locais paradisíacos desconhecidos. No decorrer desta pesquisa, foram analisadas as comunidades do Aninga e Macurany, na qual exibem paisagens naturais únicas.
A pesquisa proporcionou uma visão panorâmica da regionalização presente no município. Baseada em tal análise, foi possível identificar que apesar de se tratar de uma cidade turística, a má administração diminui a visibilidade das comunidades presentes no município, reprimindo o processo de desenvolvimento turístico nestas regiões. A liderança comunitária se mostra ativa e anseia mudança. No entanto, é importante ressaltar sobre a ausência de conhecimento sobre processo de regionalização e como ele é visto pela comunidade e impacta na flexibilização e acesso aos projetos de incentivo.
ABRAHÃO, C. M. S.; GANDARA, J. M. G.; AGUILAR, C. R. V. A Regionalização do Turismo no Litoral do Paraná (Brasil): Análise da Rede de Interação entre os 'Stakeholders'. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 13, n. 3, p. 1-25, 2019. ALVES, A. P. S.; GOMES, J. S. C. Desenvolvimento Regional e Sustentável: Uma Proposta de Regionalização em Parintins-AM. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 15, n. 4, p. 456-477, 2019.