Resumo

Título do Artigo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE ERP CLOUD EM PMEs: UM ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pequenas e Médias Empresas
ERP Cloud
Fatores Críticos de Sucesso

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Leonardo Moro Barbieri
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre - RS
2 - Michele Kremer Sott
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre

Reumo

Sistemas ERP Cloud representam um novo paradigma na área de tecnologia da informação e comunicação (TICs), potencializando e flexibilizando os modelos de negócios. A adoção do ERP Cloud tem apresentado crescimento exponencial nas últimas décadas e proporcionado diversas vantagens para as organizações. Estudos prévios destacaram o efeito da implementação do ERP Cloud em diversas empresas, principalmente entre as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que possuem orçamento limitado e dificuldade de acesso à tecnologia (GUPTA; MISRA, 2016).
Uma importante lacuna do campo de estudo diz respeito aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para a implementação de ERP Cloud. Segundo Alsharari et al. (2020), os efeitos dos FCS na implementação de sistemas ERP Cloud não estão claros nos resultados pós-implementação. É precisamente esta lacuna que é explorada neste estudo através da questão de pesquisa: como os Fatores Críticos de Sucesso impactam a implementação de ERP Cloud em PMEs brasileiras?
O estudo de Wrycza (2011) mostrou que a implementação de um ERP Cloud possibilita que as PMEs possam competir com organizações maiores, tendo um sistema com alta tecnologia para atender às suas demandas custando menos que um sistema tradicional. Embora sua implementação traga benefícios, muitas organizações de pequeno e médio porte permanecem cautelosas quanto à implementação do ERP Cloud. A cautela se deve ao fato de que algumas PMEs não conhecem as vantagens do ERP em nuvem ou não sabem como lidar com os desafios de sua implementação.
Realizou-se um estudo de caso, em razão de sua adequação aos objetivos e à complexidade do problema estudado. Utilizou-se a estratégia de casos múltiplos em PMEs brasileiras que utilizam ERP Cloud em suas operações para identificar como os FCS impactaram o processo de implementação. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com funcionários de PMEs. Foram realizadas dez entrevistas em cindo PMEs. O software NVivo foi utilizado para a codificação das entrevistas, a partir da qual foi realizada análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
Os resultados mostram a presença de 16 FCS que impactam a implementação de Cloud ERP em PMEs. Os FCS foram classificados de acordo com o framework TOE (fatores organizacionais, ambientais e tecnológicos). Dentre os FCS que mais se destacam estão: competitividade, conhecimento em sistemas de informação, flexibilidade de acessibilidade, vantagem relativa e segurança. Além disso, 2 novos FCS foram identificados: boas práticas e definição de processos. Os novos FCS identificados não foram mencionados na literatura até a data desta pesquisa, gerando assim uma contribuição inédita para a literatura.
Os resultados das entrevistas mostraram que os FCS impactaram todas as implementações do ERP Cloud nas PMEs brasileiras, e quando bem geridos possibilitaram que as implementações ocorressem de maneira satisfatória. Os resultados comprovam que no Brasil a implementação de ERP Cloud em PMEs se diferencia em alguns quesitos, tais como: ser uma ferramenta que auxilia a modelagem dos processos de negócio das empresas, além das PMEs priorizarem a implementação do sistema no modo standard.
GUPTA, Shivam; MISRA, Subhas C. Compliance, network, security and the people related factors in cloud ERP implementation. International Journal of Communication Systems, v. 29, n. 8, p. 1395-1419, 2016b. ALSHARARI, Nizar Mohammad; AL-SHBOUL, Mohammad; ALTENEIJI, Salem. Implementation of cloud ERP in the SME: evidence from UAE. Journal of Small Business and Enterprise Development, 2020. WRYCZA, Stanisław (Ed.). Research in Systems Analysis and Design: Models and Methods. Heidelberg, Berlin: Springer, 2011. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.