Resumo

Título do Artigo

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: POTENCIALIDADE E DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO TURÍSTICA NA REGIÃO RURAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AM.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

turismo de base comunitária
Parintins
comunidades ribeirinhas

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Kenned de Souza Brandão
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Campus Parintins
2 - Karina de Nazaré da Silva Beltrao
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Parintins
3 - RAFAELA GONCALVES FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Reumo

O Turismo de Base Comunitário–TBC vem se desenvolvendo sobre a fundamentos de preservação dos recursos naturais e enaltecimento das expressões culturais, tendo como base os valores da solidariedade, respeito e cooperação nas relações sociais (VÁSCONEZ, 2012). Este artigo foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão realizado pela UFAM Campus Parintins. A pauta turística surgiu durante o percurso por três comunidades ribeirinhas do interior de Parintins, no estado do Amazonas. Parintins é um município distante 369 km em linha reta da capital do Estado do Amazonas, Manaus.
O turismo é uma área de estudo em expansão na produção de conhecimento, diversas abordagens são desenvolvidas para compreender as diversos segmentos e peculiaridades do turismo. Entre a atividade, o turismo de base comunitário se destaca como um atrativo para o desenvolvimento social e econômico em diversas regiões do país. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do turismo de base comunitária na região do Zé Açu no município de Parintins - AM.
Para Tomé (2018), O turismo é o grande gerador de emprego e renda, apresentando características particulares, que é de empregar desde jovens com pouca qualificação profissional até profissionais bem experientes e com fluência em idiomas estrangeiros. Na literatura científica, debates políticos, arcabouços institucionais e programas oficiais de fomento, o TBC é apresentado como uma proposta fortemente associada ao turismo sustentável e ao desenvolvimento local. Parintins é conhecida como uma terra cheia de cultura, onde acontece o maior festival folclórico a céu aberto do mundo.
Para o alcance do propósito de analisar a viabilidade do turismo de base comunitária na região do Zé Açu no município de Parintins – AM, a pesquisa adotou procedimentos de pesquisa qualitativa. A metodologia qualitativa é fundamentada em processos que buscam compreender os fenômenos por meio da vivência e subjetivismo dos atores sociais e sua realidade (CRESWELL, 2010). A pesquisa foi realizada no período de 4 meses, realizada durante um projeto de extensão sobre o turismo na região, promovido pela UFAM, composta por uma equipe de 8 discentes do curso de Administração e dois docentes do curso.
A região de Parintins, é cheia de belezas indescritíveis.O próprio município emana cultura, distribui artistas para o mundo e possui um dom extraordinário para dança e música,além de dispor de uma culinária diferenciada com os sabores da região amazônica.A verdade é que o turismo em Parintins está ligado ao festival em atrair turistas de outros estados,do país e do mundo (AZEVEDO FILHO, 2013).A pratica do turismo em Parintins ocorre há muito tempo.Devido a geografia da região,o município se tornou um dos pontos de parada obrigatório para embarcações que partem para Belém/PA ou regiões próximas
A pesquisa foi desenvolvida com muito cuidado, devido as nuances que este projeto trás. Tal atividade acaba evidenciando a necessidade da preservação e conservação do espaço onde o TBC pode ser desenvolvido, o projeto trouxe uma emersão cultura e de costumes que não podem ser esquecidos, e acima de tudo, a importância de mostrar ou transmitir a singularidade ribeirinha para o mundo através de projetos ou políticas públicas que contemplem o TBC. Trabalhos acadêmicos voltados ao TBC na Amazônia são escassos, devido, salientamos a necessidade de ampliamos a discussão sobre a temática.
AZEVEDO FILHO, João D’Anúzio Menezes de. A produção e a percepção do turismo em Parintins. Tese doutorado- São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa – Métodos qualitativo e quantitativo e misto.3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. VÁSCONEZ, E. A. C. Turismo comunitário no Equador: conceitos e relações. In: ABREU, A. S. et al. (EE). Turismo em Pauta / Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Rio de Janeiro: CNC, 2012.