Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO DO INSUMO PROFESSOR PELOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UFRRJ: UMA FERRAMENTA DE APOIO A DISTRIBUIÇÃO DE NOVAS VAGAS NO MAGISTÉRIO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

DEA
Departamentos
Análise Envoltória de Dados

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Fábio Scatamburlo Lizieire Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Caio Peixoto Chain
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Administração Pública

Reumo

O objetivo da pesquisa é criar indicadores que fomentem as discussões sobre a temática de distribuição de novas vagas de professor do magistério superior analisando a eficiência técnica de todos os departamentos acadêmicos utilizando a análise envoltória de dados, por meio da definição da variável de entrada “utilização de professores” e variáveis de saídas relativas ao ensino, pesquisa e extensão.
A UFRRJ atua no segmento da educação superior, pesquisa e extensão. Possui 14 institutos e 62 departamentos acadêmicos espalhados por quatros campus, localizados no estado do Rio de Janeiro.universidade apresentava no quadro 1.273 docentes, 1.143 servidores técnico-administrativos e 535 funcionários terceirizados, além do ingresso de 26.918 discentes nos no primeiro semestre de 2020 e segundo semestre de 2019 nos 46 cursos de graduação.
O fato é que, quando a presente pesquisa foi iniciada não existia uma metodologia que gerasse indicadores que alimentassem as discussões sobre a temática de distribuição de novas vagas. A metodologia proposta em 2022 pela Universidade se baseia em um somatório de variáveis, o que pode prejudicar departamentos menores e que não leva em consideração as entradas e saídas do sistema e a relação de eficiência entre essas variáveis.
Avaliar os 62 departamentos acadêmicos por meio da análise envoltória de dados. Apenas um variável de entrada foi considerada: "número de vezes que os professores foram usados". As demais variáveis de saídas baseiam-se em horas e alunos no ensino (graduação e pós-graduaçã), números de pesquisas, orientações e atividades de extensão. O modelo DEA-CCR, orientado as saídas foi empregado.
Os resultados mostraram que apenas 16 departamentos operam acima de 90% de eficiência. Os resultados mostraram que a quantidade de professores utilizados pelos departamentos nas turmas de graduação, disponibilizadas pelos próprios departamentos, é um fator relevante na eficiência da utilização dos insumos das unidades. Há a possibilidade do modelo adotado pela UFRRJ ter sido influenciado pelo tamanho dos departamentos. Ainda, foram identificados 3 tipos de departamentos na universidade.
A Análise Envoltória de Dados é uma ferramenta poderosa, tornando o processo de decisão mais racional, oferecendo subsídios importantes aos gestores. O processo proposto nesta pesquisa visa subsidiar as discussões sobre o tema da distribuição de vagas, como base na relação de eficiência entre saídas e entrada dos departamentos da UFRRJ, possibilitando analisar nível de utilização do insumo “professor” pelos departamentos. Todavia, o processo de decisão além, de contar com dados que sirvam de apoio às decisões, deve considerar as diversas situações subjetivas que envolvem a questão.