Resumo

Título do Artigo

A GERAÇÃO Z E SEUS VALORES RELATIVOS AO TRABALHO – DIFERENTES PERSPECTIVAS DENTRO DA MESMA GERAÇÃO
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Palavras Chave

Valores relativos ao trabalho
Geração Z
Mercado de trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Rafael Spada
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - Passo Fundo
2 - JULIANE RUFFATTO
Atitus Educação - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O estudo do ambiente multigeracional no trabalho recebeu destaque nos últimos visto que as organizações estão enfrentando questões intergeracionais à medida que se preparam para receber funcionários que pertencem à Geração Z. Dessa forma, o local de trabalho pode incluir quatro gerações distintas, e cada geração traz um conjunto único de valores e características. Com a Geração Z chegando às empresas, a gestão de pessoas precisa compreender o que motiva essa geração, a fim de criar um ambiente que possa reter essa força de trabalho.
Pesquisas preliminares no âmbito geracional focaram nas características da Geração Z, suas demandas para o marketing, seu comportamento enquanto estudantes e aspirações de carreira, e não nos seus valores relativos ao trabalho. Assim, este estudo propõe preencher essa lacuna, identificando os valores relativos ao trabalho da Geração Z, que devem ser compreendidos pelas organizações e como os estudos geracionais têm discutido essa temática.
Os valores do trabalho podem influenciar os desenvolvimentos de habilidades, a escolha de oportunidades e até mesmo as mudanças de ambientes de trabalho depois de um tempo (Sousa & Colauto, 2021). As definições de valores relativos ao trabalho destacam aquilo que é importante, preferido ou desejado pela pessoa no trabalho Porto & Tamayo (2003). A Geração Z é a última geração a chegar ao mercado de trabalho e traz consigo a demanda de uma transformação dentro das empresas, já que receberão pessoas com pensamento e valores diferentes das gerações anteriores.
Por meio da análise descobriu-se que há uma distinção bem clara dos valores extrínsecos e intrínsecos com base nos valores pessoais dos indivíduos dessa geração. É importante perceber também, a perspectiva de valores para o futuro quando Maloni et al. (2019) apontam para a valorização de benefícios de saúde e a aposentadoria dessa geração. Constatou-se que os valores percebidos no trabalhando por indivíduos da Geração Z diferem de acordo com o contexto sob o qual o fenômeno está sendo observado.
A Geração Z quer trabalhar em um ambiente mais flexível e positivo, com segurança financeira, receber reconhecimento e sentir que está se desenvolvendo pessoalmente e profissionalmente ao mesmo tempo em que valoriza o equilíbrio entre sua vida social e trabalho. Entretanto, os valores relativos ao trabalho da Geração Z variam de acordo com o contexto e a nacionalidade. Isso desafia a ideia de uma Geração Z global e generalizada, pois as preferências são diferentes entre os países. Além disso, a observação dos valores percebidos quanto ao gênero também é necessária.
Maloni, M., Hiatt, M. S., & Campbell, S. (2019). Understanding the work values of Gen Z business students. International Journal of Management Education, 17(3). Porto, J. B., & Tamayo, Á. (2003). Escala de valores relativos ao trabalho: EVT. Psicologia: teoria e pesquisa, 19, 145-152. Sousa, R. C. D. S., & Colauto, R. D. (2021). Gerações Y e Z no Stricto Sensu em Contabilidade e seus Valores Relativos ao Trabalho. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 15(4).