Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO ENGAJAMENTO REGIONAL DE UNIVERSIDADES ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DOS STAKEHOLDERS
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Palavras Chave

Engajamento
Universidades
Stakeholders

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Fernanda Buriol
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus Frederico Westphalen
2 - Greici Sarturi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Administração - Palmeira das Missões

Reumo

O surgimento da teoria dos stakeholders mostrou a necessidade da inclusão da perspectiva de todos os agentes que interferem e impactam a organização, para o planejamento de sua gestão. No setor público, essas análises também se mostram importantes, pois esse setor apresenta maior quantidade de stakeholders, do que organizações empresariais tradicionais. Isso ocorre, em razão da diversidade e complexidade das atividades realizadas no serviço público, que resultam em um elevado número de pessoas, grupos e organizações com interesse nas atividades desenvolvidas (KETTUNEN, 2015).
A importância do engajamento de stakeholders é consolidada na literatura, no entanto, faltam pesquisas de medição e avaliação do engajamento (KUJALA et al. 2022) e normalmente essas pesquisas são focadas em trabalhos qualitativos. Com isso, pesquisas de cunho quantitativo podem melhorar a compreensão do campo de como vários stakeholders descrevem suas expectativas referentes ao engajamento. Contribuindo com essa questão, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um instrumento para avaliação do engajamento de universidades.
O engajamento regional das universidades consiste em uma atividade de aprendizagem com características de um processo de deliberação, que é influenciado por fatores que operam em nível intraorganizacional e regional e pelo campo em que a universidade está inserida (RADINGER-PEER, 2019). Segundo Brauner et al. (2021) e Kellogg (1999) as dimensões de análise do engajamento regional de universidades incluem: engajamento, comunicação, colaboração, transferência de conhecimento, apoio institucional, reputação da instituição, capacidade de resposta e resultados de valor agregado.
A coleta de dados da pesquisa foi realizada através de questionário com questões que contemplassem as dimensões para a mensuração do engajamento regional de universidades. Foram analisados cinco grupos de stakeholders: alunos, professores, técnico administrativos, empresas e membros da população. Obteve-se uma amostra de 833 respondentes e análise dos dados foi realizada por meio de uma análise fatorial exploratória.
A análise da porcentagem de variância mostrou que os cinco fatores explicam 69,31% da variância acumulada, todos com autovalores maiores que 1,0. Foi realizado teste de confiabilidade nos fatores, apresentando confiabilidade satisfatória, com valores do Alfa de Cronbach de: Fator 1 – 0,965, Fator 2 – 0,923, Fator 3 – 0,928, Fator 4 – 0,888 e Fator 5 – 0,908.
Por meio das análises realizadas, pode-se perceber uma boa percepção dos respondentes em relação ao engajamento regional da universidade estudada. Foram extraídos cinco fatores da análise fatorial, os quais foram chamados de: Comunicação, Capacidade de Resposta e Transferência de conhecimento, Resultados de Valor Agregado, Apoio Institucional, Engajamento e Reputação da Instituição.
BRAUNER, D. F. et al. Universidade engajada: Resgatando PMES na crise da Covid-19. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 437-450, 2021. FALQUETO, J. M. Z. et al. Strategic planning in higher education institutions: what are the stakeholders’ roles in the process? Higher Education, v. 79, p. 1039-1056, 2020. KUJALA, Johanna et al. Stakeholder engagement: Past, present, and future. Business & Society, v. 61, n. 5, p. 1136-1196, 2022. KELLOGG. Returning to our roots: The engaged institution. National Associat of State Universities and Land-Grant Colleges, Office of Public Affairs, 1999.