Resumo

Título do Artigo

ESCOLA DE FRANKFURT E TEORIA CRITÍCA: um ensaio sobre suas influências e adeptos?
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Palavras Chave

teoria das organizações
teoria crítica
estudos críticos em gestão

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Epistemologias e Ontologias em Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - NATASHA DE ARAUJO CEZAR
Universidade Estadual de Londrina - campus Londrina

Reumo

A Teoria Crítica procura entender e desafiar certas estruturas e pressupostos culturais, questionando obras de arte, literatura, arquitetura e outras formas de produção. A TC tem como objetivo analisar como essas produções estão conectadas a questões sociais mais amplas, como sistemas econômicos, hierarquias de gênero, formas de poder político e outras estruturas sociais que podem afetar a vida das pessoas. o presente estudo irá abordar uma análise e irá proporcionar uma reflexão sobre a realidade social de forma crítica, buscando a emancipação das pessoas em relação aos sistemas e estruturas.
A TC propõe uma reflexão crítica sobre a realidade social, visando à emancipação humana em relação aos sistemas e estruturas de dominação. Sendo assim, o artigo tem como objetivo analisar as principais contribuições da TC para a compreensão das dimensões sociais, políticas e culturais da modernidade, bem como avaliar a sua relevância e aplicabilidade em diferentes contextos sociais e políticos contemporâneos. Além disso, serão discutidas as potencialidades e limitações da teoria crítica, enquanto ferramenta de transformação social, na busca pela construção de uma mais justa e democrática.
Faria (2009) esmiúça a questão através de quatro pontos: a teoria crítica, teoria crítica em estudos organizacionais; critical management studies; e por fim, as análises críticas em EO. O autor proporciona alguns aclaramentos acerca das ocorrências, os quais servirão de base para fundamentar o incremento da pesquisa. Logo de início explica a existência de uma contestação substantiva entre a TC, segundo a tradição da Escola de Frankfurt; teoria crítica em estudos organizacionais (TCEO); estudos gerenciais críticos e finalmente as análises críticas em estudos organizacionais (ACEO)
Os ECG proporcionam uma gama de vicissitudes à teoria da gestão corrente com vista a modificar-se radicalmente a prática de gestão. Segundo Adler, Forbes e Willmott (2007) o cerne comum é o ceticismo em relação à defensibilidade moral e a sustentabilidade social e ecológica das formas predominantes de gestão e organização. Estudos críticos despontam como o trabalho em equipe robustece habitualmente as hierarquias instituídas de classe e autoridade, bem como as relações opressivas de gênero e etnia.
A TC aborda a relação entre indivíduo e sociedade, destacando a importância de questionar as estruturas de poder e dominação na busca por uma sociedade mais justa e democrática. A mesma direciona o foco para a necessidade de conscientização e ação transformadora, visando à superação das desigualdades e opressões presentes nas relações sociais. Apesar das limitações, a TC proporciona uma abordagem importante para a compreensão das dinâmicas sociais e da luta por uma sociedade mais justa. Sua influência pode ser vista em diversas áreas, como nos estudos de gênero, nas críticas ao neoliberalismo
ADLER, P. S.; FORBES, L. C.; WILLMOTT, H. Critical management studies. The Academy of Management Annals, v. 1, n. 1, p. 119-179, 2007. Disponível em https://encr.pw/OTdvd Acesso em: 01 de julho de 2023. DAVEL, E.; ALCADIPANI, R. (2003). Estudos críticos em administração: a produção científica brasileira nos anos 1990. Revista de Administração de Empresas, 43(4), 72-85. doi: 10.1590/S0034- 75902003000400006. FARIA, J. H. Teoria crítica em estudos organizacionais no Brasil: o estado da arte. Cadernos EBAPE, v. 7, n. 3, p. 1-7, 2009.