Resumo

Título do Artigo

UMA PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DA UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE AMAZÔNICA
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Palavras Chave

Avaliação de Impacto
Impacto da Universidade na Sociedade
Modelo de Avaliação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - alcian pereira de souza
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) - Escola de Direito
2 - Moacir Miranda de Oliveira Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

Os modelos de avaliação de impacto da universidade na sociedade identificados na teoria (assessesment), como vemos em Marcovitch (2015), OCDE (Guia Prático: Conectando Universidades ao crescimento regional, 2011), Jonkers, Tijssen, Karvounaraki e Beldarrain (2018), Ashwin (2016) e Oketch (2014), apesar de identificarem em seus frameworks os caminhos lógicos para identificação de possíveis impactos, não chegam a identificar métricas para os medir e também não consideram a realidade amazônica, notadamente considerando seus desafios geográficos, logísticos e ambientais
O problema de pesquisa é norteado pelo seguinte questionamento: Como é possível medir os impactos socioeconômicos da universidade na sociedade, incluindo os impactos ambientais na vida dos próprios egressos? O objetivo geral deste trabalho é, identificando a literatura a respeito, propor a criação de modelo de avaliação (assessment) multidimensional de impacto das ações das universidades na sociedade, frente a realidade amazônica, considerando os efeitos diretos, inclusive ambientais em favor dos egressos.
Inexiste na literatura modelo ou métrica única definida para mensuração dos impactos da universidade na sociedade, razão pela qual se busca nos fundamentos teóricos de avalição (assessment) paradigmas para construção de modelo adaptado para compreender o papel das universidades e medir sua contribuição no desenvolvimento regional sustentável na Amazônia. Assim, é imperiosa a adoção de um modelo de avaliação de impacto próprio que permita a adequada leitura da realidade local e proponha modelo
Trata-se de uma métrica quantitativa-descritiva que calcula um índice geral de bem-estar socioeconômico (IGBESE) e o analisa em referencia a área de atuação da universidade que se possa aplicar o instrumento.De outro lado, o modelo de avaliação sugere como forma de medir os impactos da universidade na vida dos egressos da instituição, cujo levantamento de dados servirá para confrontar-se com o índice geral de bem-estar socioeconômico, acrescentando a verificação dos impactos ambientais possivelmente encontrados na execução das atividades de ensino da Universidade.
Este estudo teve como proposta apresentar um modelo de avaliação de impacto das ações da universidade na sociedade e na vida dos egressos. Diante da ausência de métrica que considerasse o contexto amazônico registra-se que, apesar de desafiador, a partir dos exemplos encontrados na Literatura, o trabalho conseguiu adicionar na teoria um novo modelo de avaliação dos impactos proporcionados pela Universidade. Assim, de forma conclusiva, tem-se como realizado o escopo da pesquisa, servirá para ter-se métrica própria de avaliação de impacto dos efeitos da Universidade na sociedade.
Jonkers, K., Tijssen, R., Karvounaraki, A., & Goenaga Beldarrain, X. (2018). A Regional Innovation Impact Assessment Framework para universidades, EUR 28927 EN, Serviço de Publicações da União Europeia, Luxemburgo. ISBN 978-92- 79-77048-7. doi: 10.2760 / 623825, JRC109020. Kolb, C. W. (2009). Impactos econômicos e sociais da instalação de unidades da UTFPR em municípios do interior do Paraná. Tese apresentada à Banca Examinadora como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor na Linha de pesquisa Gestão do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Univer