Resumo

Título do Artigo

DO POSSÍVEL AO DESEJÁVEL: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O ESTÁGIO DOCÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Metodologias ativas
Professor-estagiário
Análise de Conteúdo

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Fabiane Fidelis Querino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA-UFLA
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Camila de Assis Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A formação docente do ensino superior no Brasil é um assunto que vem ganhando força dentro do âmbito acadêmico (PEREIRA et al., 2018; ARAÚJO et al., 2019). Isso ocorre porque questões importantes relacionadas com a formação do professor, os processos de aprendizagem e novas metodologias de ensino, estão ganhando espaço na academia (ARAÚJO et al., 2021). Essa discussão é benéfica pois influencia inclusive para a formação docente dos alunos de pós-graduação (FISCARELLI, 2007).
Este estudo teve como objetivo responder às seguintes questões de pesquisa: Como está sendo a experiência da aplicação de metodologias ativas durante o estágio docência em termos de aplicação, habilidades e desafios dos alunos de um programa de pós-graduação em administração? Especificamente, o objetivo é entender se o estágio docência influência na formação docente de alunos do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA).
A formação didático-pedagógica é condição para a docência, que está relacionada com a edificação acadêmica que os professores vivenciaram em suas trajetórias, principalmente durante a pós-graduação (LOUZADA; SILVA FILHO, 2005; MASETTO, 2012). Para Freire (2001), os professores aprendem a ensinar a partir da observação das aulas, seu desempenho na sala de aula, ação instrucional, ação comunicativa, interação com seus pares e orientadores (ARAÚJO et al., 2021).
Foram realizadas entrevistas em questionários com 15 discentes no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras que já realizaram o estágio-docência. Como forma de tratamento e interpretação dos dados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo.
Ao aplicar a análise de conteúdo sobre as respostas das discentes, emergiram quatro categorias: experiência prática da docência, características valorizadas, desafios encontrados e formação de novos docentes com a abordagem de metodologias ativas.
Os resultados indicaram que o estágio docência foi o primeiro contato com a sala de aula para muitos discentes da pós-graduação e essa experiência obteve uma maximização de resultados quando foi associada com a aplicação de metodologias ativas. Isso ocorreu, pois a utilização das metodologias ativas permite que o professor tenha um maior entendimento sobre as necessidades dos alunos, tendo em vista que esses assumem um papel de destaque o professor atua como um mediador entre o conhecimento e os alunos.
JOAQUIM, Nathália de Fátima; BOAS, Ana Alice Vilas. Tréplica-formação docente ou científica: o que está em destaque nos Programas de Pós-Graduação?. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 6, p. 1168-1173, 2011. JOAQUIM, Nathália de Fátima; BOAS, Ana Alice Vilas; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário?. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 351-365, 2013.