Resumo

Título do Artigo

LAÇOS INTERPESSOAIS NA RELAÇÃO ENTRE ESCOPO DA TRANSAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Escopo da transação
Compartilhamento de informações
Laços interpessoais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Ernando Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
2 - Valdirene Gasparetto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Cientes dos benefícios potenciais, organizações têm reconhecido que IORs contribuem para a criação, gerenciamento e compartilhamento de valor entre os parceiros (Borah et al., 2022) e que envolvem diferentes níveis de escopo da transação (Mishra et al., 2015). IORs que envolvem maior escopo da transação oferecem às organizações maiores oportunidades de extrair benefícios, e as tornam mais propícias ao compartilhamento de informações com parceiros, mas também as expõem a maiores riscos e interdependências (Dekker et al., 2019), por serem mais complexas de gerenciar (Mishra et al., 2015).
Há indícios de que relações interpessoais entre boundary spanners de organizações parceiras facilitam o compartilhamento de informações (Colicchia et al., 2019), mas não está claro a influência dos laços interpessoais em IORs com distintos níveis de escopo da transação (Dekker et al., 2019). Estudos têm dado pouca atenção ao papel dos atores que atuam na interface das organizações, os boundary spanners, nos processos que envolvem IORs (Fagundes & Gasparetto, 2023).
IORs caracterizadas por maior escopo da transação facilitam a comunicação e a interação entre organizações parceiras, mas, a menos que essas organizações acreditem que estão protegidas contra comportamentos oportunistas dos parceiros, o compartilhamento de informações provavelmente será limitado (Squire et al., 2009). IORs em que laços interpessoais mais fortes são desenvolvidos, cultivam a confiança entre os parceiros e os incentivam a compartilhar informações de qualidade (Bai et al., 2021).
Os dados foram coletados junto a profissionais que atuam como boundary spanners nas 500 maiores organizações industriais do Estado de Santa Catarina, de acordo com o Guia da FIESC. O modelo teórico desta pesquisa é composto por quatro construtos já mensurados e com assertivas validadas pela literatura. A análise dos dados e os testes das hipóteses foram realizados a partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM), estimada a partir dos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS).
Os resultados indicam que o escopo da transação exerce influência positiva sobre laços interpessoais em IORs no contexto das organizações industriais pesquisadas. Em IORs caracterizadas por laços interpessoais fortes, maior é o compartilhamento de informações, tanto pela organização parceira como pela organização focal. Além disso, laços interpessoais medeiam parcialmente a relação entre escopo da transação e compartilhamento de informações entre organizações parceiras. mas medeiam totalmente a relação entre escopo da transação e compartilhamento de informações pela organização focal.
O escopo da transação, enquanto característica de IORs no contexto das organizações industriais pesquisadas, apresentou influência positiva sobre laços interpessoais, compartilhamento de informações entre as organizações parceiras. Já laços interpessoais, além de influenciar no compartilhamento de informações entre as organizações parceiras, também medeiam a relação entre escopo da transação e compartilhamento de informações entre os parceiros.
Dekker, H., Donada, C., Mothe, C., & Nogatchewsky, G. (2019). Boundary spanner relational behavior and inter-organizational control in supply chain relationships. Industrial Marketing Management, 77, 143-154. Granovetter, M. S. (1985). Economic action and social structure: The problem of embeddedness. American Journal of Sociology, 91, 481–510. Squire, B., Cousins, P. D., & Brown, S. (2009). Cooperation and knowledge transfer within buyer–supplier relationships: the moderating properties of trust, relationship duration and supplier performance. British Journal of Management, 20(4), 461-477.