Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO DE ROBOTIC PROCESS AUTOMATION EM UM SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO: MÉTRICAS E MOTIVADORES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Robotic Process Automation
Sistema de Crédito Cooperativo
Adoção de tecnologia

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - TAILANE DIAS ROVARIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Giovana Sordi Schiavi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

A procura por eficiência e agilidade tem levado as empresas a pensarem sobre automação de processos, uma vez que a automatização está transformando o ambiente organizacional aceleradamente (Harrast, 2020). Com a ajuda de ferramentas de tecnologia, como a Robotic Process Automation, as organizações vêm automatizando tarefas determinísticas, agregando mais valor aos serviços e produtos (Kokina & Langmann, 2022).
Observado a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao tema de robotização no setor contábil e seus benefícios gerados as organizações, propõe-se o seguinte problema de pesquisa: quais métricas orientam a decisão pela adoção da Robotic Process Automation na área contábil de um Sistema de Crédito Cooperativo X, sobre a ótica da Teoria TOE? Assim, o objetivo geral deste estudo é desenvolver um framework de variáveis de decisão (métricas e motivadores) para adoção da RPA na área contábil de um Sistema de Crédito Cooperativo X, sobre a ótica da teoria TOE.
A categoria de tecnologia abrange as tecnologias internas e externas importantes em uma empresa, englobando as já existentes e as disponíveis no mercado, incluindo equipamentos e processos. A categoria de ambiente abrange o ambiente ou o mercado onde a empresa conduz seu negócio. A categoria de organizacional abrange medidas descritivas da organização, como o tamanho e escopo da empresa, a centralização, formalização e complexidade da estrutura gerencial, a qualidade de seus colaboradores e a quantidade de recursos de folga disponíveis internamente.
A pesquisa é classificada: quanto à abordagem do problema, como qualitativa e quanto aos objetivos, como descritiva. Para a operacionalização dessa etapa do estudo, utilizou-se como estratégia o estudo de caso único integrado, aplicado às Cooperativas integradas a um Sistema de Crédito Cooperativo X. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observação e coleta documental. No tocante a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo.
Foi possível descrever os procedimentos para a adoção da RPA nos diferentes componentes organizacionais da TOE, enunciando os desafios no processo de decisão e adoção da RPA nos diferentes componentes organizacionais do Sistema de Crédito Cooperativo X e relacionando os resultados obtidos na revisão sistemática de literatura com os resultados obtidos no estudo de caso por componentes organizacionais da TOE, que revelam o exame de uma tecnologia considerada relativamente nova que valoriza agentes de software chamados de robôs, os quais automatizam a execução de tarefas repetitivas e manuais.
A revisão apresenta um panorama sobre a temática de contabilidade e RPA, revelando os principais processos que estão sendo automatizados na área contábil. Os motivadores e métricas apresentados na revisão permitiram identificar um ponto em comum entre as categorias apresentadas na teoria TOE, como o compartilhamento de informações e conhecimento, a relevância da disseminação do conhecimento sobre a tecnologia, a importância de equipes multidisciplinares e a importância de manter os processos transparentes.
Harrast, S. A. Robotic process automation in accounting systems. (2020). The Journal of Corporate Accounting & Finance, 1 – 5. Kokina, J., & Langmann, C. (2022). The Role of Governance and Attended and Unattended Bot Use in Robotic Process Automation (Rpa) Performance – an Exploratory Study. Social Science Research Network.