Resumo

Título do Artigo

“VALORIZAÇÃO DA MINHA MARCA”: O employer branding e os efeitos no desenvolvimento profissional
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Palavras Chave

Employer Branding
Desenvolvimento Profissional
Carreira

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Silvania Soares Santos Brandão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
2 - Ana Caroline Aparecida Santana
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
3 - Simarly Maria Soares
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros

Reumo

Na modernidade corporativa há uma elevação dos níveis de exigências quanto a seleção de funcionários cujo perfil seja condizente com os valores da empresa. À vista disso, a imagem e valorização da marca empregadora, o employer branding, gera uma imagem positiva que pode influenciar a atração e retenção de funcionários. Isso favorece a criação de condições para o desenvolvimento de carreiras e da promoção da marca organizacional.
Os candidatos comprometidos com o crescimento profissional têm buscado acompanhar os projetos realizados pelas instituições e, a reputação da marca influente no mercado de trabalho contribuem para o recrutamento de candidatos. Assim, pergunta-se: de que forma o employer branding influencia no desenvolvimento profissional, sob a percepção dos funcionários de uma cooperativa médica? O objetivo geral é analisar os efeitos do employer branding, na percepção dos funcionários, acerca do desenvolvimento profissional em uma cooperativa médica.
O Employer Branding (EB) ou Marca Empregadora surgiu através do marketing aplicado à área de Recursos Humanos (AMBLER; BARROW, 1996; REIS; BRAGA, 2016; TERRIN, 2015) afim de atrair, engajar, reter talentos, e contribuir para a manutenção da competitividade organizacional. A empresa empregadora, mantém os seus esforços na diferenciação dos seus concorrentes, cria uma imagem atrativa e positiva para os atuais e futuros funcionários, promove à organização como um local desejável para se trabalhar.
Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico nas bases de periódicos CAPES, Scielo, Spell, ResearchGate. Coleta de dados primários: entrevista semiestruturada a funcionários que possuem vínculo empregatício na cooperativa médica. Instrumento de coleta de dados elaborado a partir da Escala de Atratividade (EmpAt) de Berthon, Ewing e Hah (2005). Aplicação: online via google meet, a 10 participantes. Análise dos dados: análise de conteúdo de Bardin (2016). Transcrição literal e dados codificados no Iramuteq.
Fatores atrativos na percepção do funcionário: necessidade de se sentir valorizado e obter o reconhecimento da empresa, com respeito, transparência, ambiente saudável, e recompensas monetárias. Fatores psicossociais: relações interpessoais na convivência. Fatores de desenvolvimento: desenvolver habilidades novas e aplicar conhecimentos adquiridos. Fatores econômicos: benefícios são atrativos mesmo a remuneração sendo baixa. Experiência no estágio como parte da construção de carreira dentro da empresa. Ausência de um plano de cargos e salários. Barreiras de mudança: Fatores subjetivos relaciona
Os aspectos componentes nas dimensões psicológica, funcional e econômica do EB, percebidos e valorizados pelos funcionários são capazes de influenciar a decisão de permanência na empresa e, potencializar o desenvolvimento profissional do indivíduo. A união entre a equipe, a acessibilidade à gerência, a jornada de trabalho, os benefícios monetários, o reconhecimento e a valorização do trabalhador são fatores determinantes para a percepção de vantagens e/ou elevação da marca. A pesquisa revelou que os temas EB e DP estão relacionados e geram efeitos sobre a percepção dos funcionários.
AMBLER, Tim; BARROW, Simon. The Employer Brand. The Journal of Brand Management, p. 185-206, 1996. REIS, Germano Glufke; BRAGA, Beatriz Maria. Employer Attractiveness from a Generation Perspective: Implications for Employer Branding. Revista de Administração, São Paulo, v. 51, p. 103-116, 2016. TERRIN, Simone Akemi. Employer Branding: Elementos determinantes na intenção de permanecer - Estudo exploratório com estagiários. Dissertação. Escola de Adm. de Empresas de São Paulo. São Paulo, p. 71, 2015. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/handle/10438/13822 Acesso em: 04/09/20