Resumo

Título do Artigo

NOSTALGIA DO QUE? um estudo sobre o consumo nostálgico de discos de vinil pela geração Z
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Palavras Chave

Consumo Nostálgico
Geração Z
Discos de Vinil

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - João Vitor Morais Rodrigues
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
2 - Nicole dos Santos Teixeira
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Centro
3 - Pedro da Silva Duda
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Curitiba
4 - Guilherme Ukyo Matos Nakayama
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Instituto de Letras

Reumo

Ao passo que a evolução da sociedade guiou o mundo para a modernidade, a forma com a qual se consome música acompanhou o ritmo das mudanças. A partir de 2010, visualiza-se um mercado inteiro reaquecendo, com o vinil voltando ao centro das atenções. Muitos destacam o fenômeno do consumo nostálgico e sua influência neste âmbito. Traça-se, então, um dilema ao observar que indivíduos da geração Z desempenham uma performance notável no fenômeno do consumo nostálgico, mesmo que estes, não necessariamente, tiveram contato com o produto quando popularizou-se originalmente no mercado.
A presente pesquisa, ao verificar o impacto de tal fenômeno nos indivíduos da geração Z, levanta o seguinte questionamento: de que maneira o consumo nostálgico exerce influência no consumo de discos de vinil por indivíduos da geração Z? O desenvolvimento da pesquisa, dessa forma, partiu do objetivo de investigar as formas com as quais se configuram os efeitos da nostalgia no comportamento do grupo geracional em questão, de forma a motivá-lo a consumir discos de vinil.
Goulding (2002) verifica, no consumo nostálgico, variáveis capazes de estimular uma nostalgia não-pessoal, baseada no conhecimento prévio e fundamentada em um passado idealizado. No entanto, apenas no final do século XX o elemento nostálgico passa a ser estudado na área do marketing e do comportamento do consumidor (SILVA, 2015). Neste meio, verifica-se que consumidores da geração Z exercem influência direta nos produtos que consomem, buscando ancoragem em elementos que representem segurança e estabilidade como forma de contornar anseios e inseguranças (BARBOSA, 2021).
Realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com uma coleta de dados do tipo survey, através do contato direto com os indivíduos integrados em uma amostra. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, viabilizado pelo Google Forms. O questionário foi aplicado durante o período de 1 semana, sendo compartilhado em comunidades virtuais fechadas de colecionadores e amantes de mídias físicas de música no Facebook e no Twitter, contando, também, com o apoio de uma loja especializada no comércio de discos na região da cidade de Curitiba, conquistando 51 respostas válidas.
Considerando os respondentes da geração Z que compram discos de vinil, observou-se que a maioria sente ou é motivada, de alguma forma, pelo aspecto nostálgico. Percebe-se, principalmente, a estética e o aspecto tangível dos discos como os principais motivos, com estes indivíduos identificando na fisicalidade do disco um senso de conexão com o passado. Nota-se, também, a posição do artista no processo de decisão de compra do disco de vinil. Ainda assim, a geração Z prefere o streaming, comprando discos não para consumir música, como feito por outras gerações, mas contemplando sua materialidade.
O consumo nostálgico pode, muitas vezes, fundamentar o interesse da geração Z por discos de vinil. Enquanto muitos são estimulados, além do aspecto físico, por lembranças de familiares ou pessoas próximas que apreciavam ou colecionavam discos, alguns, por outro lado, ainda não compreendem como algo que deveria ser “vintage” ou nostálgico, mas sim como um produto também moderno. Além disso, embora apreciem a estética, o valor nostálgico e a possibilidade de colecionar edições exclusivas, os altos preços e a falta de um equipamento de reprodução também podem desestimular o consumo de discos.
BARBOSA, J. da S. A. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a Geração Z. 2021. TCC (Bacharelado em Comunicação Social) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2021. GOULDING, C. Grounded Theory: A Practical Guide for Management, Business and Market Researchers. London: SAGE Publications, 2002. SILVA, M. T. A. da. O apelo nostálgico no produto e sua influência no comportamento do consumidor. 2015. Relatório Parcial (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.