Resumo

Título do Artigo

Alfabetização financeira, socialização familiar financeira e excesso de confiança: Implicações para o bem-estar financeiro individual
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Palavras Chave

Finanças Comportamentais
Viés Cognitivo
Influência

Área

Finanças

Tema

Finanças Comportamentais

Autores

Nome
1 - Karina Kelen da Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Francisval
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A tomada de decisão é um evento complexo e inevitável na vida das pessoas. Nesse sentido, estudos tem apontado que decisões erradas e o mal comportamento financeiro, como o endividamento excessivo, diminuem o bem-estar financeiro, provocando problemas de ansiedade, estresse e insatisfação as pessoas (Oquaye, Owusu & Bokpin, 2020). Diante de tal importância, as Finanças Comportamentais consistem em um campo teórico o qual tem contribuído para o desenvolvimento de estudos que buscam uma melhor compreensão do comportamento financeiro dos indivíduos (Baker, Greg & Nofsinger 2019).
Diante disso, visando contribuir para tais discussões, o objetivo deste trabalho consiste em investigar as influências da alfabetização financeira, socialização financeira familiar e do viés excesso de confiança sobre o bem-estar financeiro individual dos estudantes do curso de graduação em Administração de uma Universidade Pública Federal.
As pessoas sofrem influências de diferentes fatores internos e externos, os quais podem influenciar suas ações ou comportamentos financeiros, consequentemente seu bem-estar financeiro. A exemplo de tais fatores externos podem ser citados a alfabetização financeira e a socialização familiar financeira, e dos fatores internos, os vieses cognitivos. Entende-se por bem-estar financeiro, como a condição na qual uma pessoa consegue cumprir com suas obrigações financeiras recorrentes, sentindo-se segura e confiante quanto ao seu futuro (CFPB, 2015).
Esta pesquisa está classificada como uma pesquisa de campo quantitativa, exploratória e explicativa de temporalidade transversal, tendo seus dados analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) (Hair, 2017). Os dados primários foram coletados em junho de 2023, utilizou-se do método levantamento de dados survey por meio de um questionário estruturado e autoaplicável, distribuído de forma presencial in loco, aos estudantes do curso de graduação em Administração de uma Universidade Pública Federal.
Os resultados revelaram a alfabetização financeira e a socialização financeira familiar como determinantes do bem-estar financeiro individual. Foram encontrados efeitos positivos do conhecimento financeiro, comportamento financeiro e socialização financeira familiar sob o bem-estar financeiros dos estudantes, sendo o efeito da socialização familiar financeira sob o bem-estar maior que o da educação financeira. Além disso, constatou-se que existem relações diretas entre a alfabetização financeira e o excesso de confiança.
A partir da análise do trabalho, observou-se a importância da alfabetização financeira e socialização familiar financeira sobre o comportamento financeiro, uma vez que foi identificado que tais fatores atuam como antecedentes do bem-estar e comportamento financeiro. Tal discussão, é relevante, especialmente no Brasil, visto que pesquisas tem apontado que a população possui um baixo nível de alfabetização financeira (Potrich, Vieira & Kirsh, 2015; Nascimento et al. 2016) e alto nível de endividamento (CNDL, 2023).
Vieira, K. M., Potrich, A. C. G., & Bressan, A. A. (2020). A proposal of a financial knowledge scale based on item response theory. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 28, 100405. Vörös, Zsófia et al. (2021). The forms of financial literacy overconfidence and their role in financial well‐being. International Journal of Consumer Studies, 45(6), 1292-1308. Zhao, H., & Zhang, L. (2020). Talking money at home: the value of family financial socialization. International Journal of Bank Marketing, 38(7), 1617-1634.