Resumo

Título do Artigo

Constituição, participação, e reificação em uma comunidade de prática paradigmática interpretativa e crítica em pesquisa contábil: um estudo sobre o QRCA – Qualitative Research and Critical Accounting
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Palavras Chave

Comunidade de Prática Paradigmática
Pesquisa Interpretativa e Crítica
Epistemologia Contábil

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Epistemologias e Ontologias em Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Vagner de Oliveira Magrini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
2 - Marli Auxiliadora da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
3 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

Uma comunidade de prática paradigmática em contabilidade é composta por pessoas que optam por um mesmo paradigma de pesquisa. Ou seja, a partir dos paradigmas utilizados na pesquisa em contabilidade, pesquisadores e pesquisadoras contábeis podem formar comunidades de prática paradigmáticas que podem ser: a) funcionalistas/positivistas, b) interpretativistas, e c) críticas. Essas comunidades serão então responsáveis pela produção e disseminação do conhecimento contábil dentro daquele paradigma de pesquisa, como ocorre com a rede Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA).
Busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os elementos caracterizam a rede QRCA como uma CoP paradigmática em pesquisa contábil interpretativa e crítica? Compreender os elementos que caracterizam o QRCA como uma CoP paradigmática em pesquisa contábil interpretativa e crítica, é, portanto, o objetivo principal da pesquisa. Igualmente, busca-se com a presente pesquisa, oferecer uma compreensão acerca dos elementos que caracterizam a rede QRCA como uma CoP paradigmática em pesquisa contábil interpretativa e crítica.
Este estudo tem como aporte teórico a discussão sobre o termo Comunidade de Prática introduzido na literatura por por Etienne Wenger e Jean Lave em 1991. Descreve um grupo de indivíduos que comungam um interesse comum e se unem em prol desse interesse. Em conjunto, eles trabalham para encontrar caminhos a fim de aperfeiçoar o que fazem, transmitindo seus conhecimentos e aprendendo uns com os outros, de modo a construir algo em comum a todos por meio do engajamento e da participação mútua. Igualmente discutimos sobre os paradigmas interpretativista e crítico em pesquisa contábil.
Pesquisa com abordagem qualitativa e interpretativista. Para levantamento das evidências foram realizadas entrevistas, com roteiro semiestruturado, com 14 pessoas membros e membras do QRCA, além de pesquisa documental prévia do currículo Lattes, em que foram coletadas informações sobre suas trajetórias. Com base no aporte teórico sobre comunidades de prática foram definidas como categorias de análise os elementos constituição, participação e reificação. Para a análise dos achados usou-se a técnica de análise de conteúdo.
Os principais achados revelaram que o QRCA efetivamente se constitui como uma comunidade de prática paradigmática de pesquisa contábil interpretativa e crítica em consolidação. A rede tem realizado eventos desde 2018, e conseguiu o engajamento de pesquisadores e pesquisadoras em torno do interesse comum em desenvolver pesquisas interpretativas e críticas em contabilidade, cuja participação
Há um nítido processo de reificação, no qual as experiências vividas na comunidade e fora dela, mas em razão dela, possibilitam diversas negociações de significados, sobretudo sobre o sentimento de pertencimento. Os achados demonstram iniciativas importantes para a transformação e para a ampliação do campo epistemológico contábil, e fomentam as discussões acerca das mudanças paradigmáticas no campo investigativo e científico da contabilidade.
Gendron, Y. (2018). On the elusive nature of critical (accounting) research. Critical Perspectives on Accounting, 50, 1-12. Homero Junior, P. F. (2017). Paradigma e ordem do discurso da pesquisa contábil brasileira. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(1), 39-53. Hopper, T., Powell, A. (1985). Making sense of research into the organizational and social aspects of management accounting: a review of its underlying assumptions. Journal of Management Studies, 22(5), 429-465. Wenger, E. (2000). Communities of practice and social learning systems. Organization, 7(2), 225-246.