Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO CENÁRIO DE MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS DE MULHERES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE MULTIPLOS CASOS DO PROGRAMA ALI
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Empreendedorismo
Empreendedorismo feminino
Sobrevivência de negócios

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Vanessa Maria Xavier de Oliveira
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Barra da Tijuca
2 - Diana Freitas de Oliveira
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias
3 - Severino Ramos do Carmo
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias RJ
4 - Roberto P Q Falcao
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias

Reumo

O presente artigo analisa como as intervenções do Programa ALI trazem uma melhoria nas percepções da gestão dos micros e pequenos empreendedores femininos atendidos. Os dados emergiram de oito casos selecionados do trabalho de 15 agentes locais de inovação (ALIs). O artigo elenca as áreas no qual o Programa ALI atuou, assim como detalha as impressões dos agentes e das empreendedoras a respeito de seus negócios. Buscou-se entender as dificuldades e desafios relativos à gestão de pequenos e médios negócios de empreendedoras do estado do Rio de Janeiro, que sobreviveram pandemia da Covid-19.
Busca-se no presente trabalho, analisar as seguintes perguntas de pesquisa sobre as empreendedoras e seus negócios: PP1: Que características dessas empreendedoras as fizeram superar seus desafios? PP2: Como as empreendedoras se destacaram no cenário de seus concorrentes?
Sabendo-se que as mulheres possuem habilidades únicas na gestão de negócios, destacam-se: a motivação, olhar autocrítico, visão realista, gestão de negociação, sendo fatores importantes para ingressar na carreira de gestão. Nesse sentido, , as mulheres vêm superando as dificuldades da gestão dos negócios com determinação e liderança, conciliando as atividades domésticas com suas atividades de negócios.
Análise de material coletado pelos ALI por meio de entrevistas com empreendedoras, extraídos da coleta de dados e dos Estudos de Caso empreendidos pelos agentes. Portanto, foram selecionadas oito empresas cuja composição de sócios incluem mulheres, de ramos e localização diversificada, visando entender as principais problemáticas que emergem de empresas comandadas por mulheres.
O artigo aponta para evidências de situações nas quais a organização do trabalho e a organização do fluxo dos processos foram cruciais para o desenvolvimento dos negócios. Lidar com as adversidades, com determinação e liderança foram importantes para o aumento do faturamento, assim como os investimentos em marketing e na comunicação interna. Nesse sentido o artigo mostra como as empreendedoras femininas estão se consolidando cada vez mais no mercado de trabalho, rompendo com a discriminação de gênero e gerando novos negócios.
As características das empreendedoras diante dos desafios empresariais são destacadas nos oito casos dos mais diversos ramos de atuação, que evidenciam a versatilidade das empreendedoras mulheres do estado do Rio de Janeiro. As ações realizadas pelo Programa Brasil Mais – ALI evidenciam os impactos positivos que ações gerenciais bem pensadas, embasadas nas técnicas e nas características proativas de empreendedoras podem fazer a diferença para além de ganhos financeiros e de produtividade, como uma possível mudança de cultura e na mentalidade das empreendedoras.
ALPERSTEDT,Graziela Dias;FERREIRA, Juliane Borges;SERAFIM, Maurício Custódio. Empreendedorismo feminino: dificuldades relatadas em histórias de vida. Revista de Ciências da Administração, v.16, n.40, p.221-234,2014. BANDEIRA, Larissa Lima et al. As Dificuldades de Percurso das Mulheres Empreendedoras. Revista De Gestão E Secretariado, Vol.12, n.3, p.1–18,2021. BOLSON, Saionara Branco;OLIVEIRA, Líbia Maria Paiva;VALE, Maria Páscoa. Empreendedorismo feminino:desafios e conquistas no mundo dos negócios.Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, v.3, n.02,, p. 84-102,2018.