Resumo

Título do Artigo

INTENÇÕES, MOTIVAÇÕES E A TOERIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO NO CONSUMO COLABORATIVO DA MODA DE SEGUNDA MÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teoria do Comportamento Planejado
Consumo Colaborativo
Moda de Segunda Mão

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Letícia Linhares Saraiva de Alencar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PERNAMBUCO
2 - Marconi Freitas da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) e Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC)

Reumo

Ainda se encontra uma escassez de pesquisas relevantes com enfoque no consumo colaborativo relacionado com a moda de segunda mão. Assim, a pesquisa busca responder à pergunta: Como as motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão? Mostrando uma suposta relação de consumo colaborativo de moda de segunda mão influenciado pelas motivações moral e crítica e pela intenção de compartilhar, que pode possuir relação com a norma subjetiva, atitude e controle comportamental percebido.
Esta pesquisa buscou investigar como as motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística.
O trabalho aborda os principais conceitos sobre o Consumo Colaborativo da Moda de Segunda Mão, Intenções de Compartilhar, Motivações para compras de segunda mão (Motivações Morais e Críticas) e a Teoria do Comportamento Planejado (Atitude ou Atitude de Compartilhar, Norma Subjetiva e Controle Comportamental Percebido). Através desses conceitos foram realizadas as hipóteses e o modelo teórico da pesquisa, buscando investigar possíveis relações entre estes.
Foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online (questionário), distribuído pela técnica snowball (bola de neve). A amostra obteve 201 respondentes e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os dados advindos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas de natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear, sendo analisados com o auxílio dos softwares estatísticos (SPSS) e AMOS.
Verificou-se na literatura a escassez de pesquisas buscando investigar o enfoque no consumo colaborativo relacionado com a moda sustentável e de segunda mão. Os resultados obtidos destacam que de acordo com as rejeições e aceitações das hipóteses, a intenção de compartilhar possui relação com o consumo colaborativo de moda de segunda mão e com as motivações morais, as quais são ligadas aos fatores econômicos e socioambientais. Além disso, a atitude de compartilhar também possui relação com a intenção de compartilhar, e esta intenção com o controle comportamental percebido.
Conclui-se que o fator principal para o consumo colaborativo de moda de segunda mão é o econômico, porém, ao serem questionados, os consumidores compreendem que também há uma causa ambiental envolvida. A pesquisa foi necessária para tentar auxiliar na redução dos resíduos gerados pelo processo de fabricação e consumo de artigos de moda, uma vez que uma dessas soluções é o mercado de segunda mão. Além disso, estudar Consumo Colaborativo faz parte da agenda da ONU de desenvolvimento sustentável; a indústria da moda é uma das que mais polui no mundo, e os consumidores e a própria indústria.
AJZEN, Icek. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. BELK, Russell. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of business research, v. 67, n. 8, p. 1595-1600, 2014. HAIR-JÚNIOR. J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada dos dados. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015 ROUX, Dominique; GUIOT, Denis. Measuring second-hand shopping motives, antecedents and consequences. Recherche et Applications En Marketing (English Edition), v. 23, n. 4,