Resumo

Título do Artigo

Gráfica Ecoprint: Só ter qualidade importa?
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Palavras Chave

Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
Melhoria contínua

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Carla Gomes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
3 - Alexandre Araujo Cavalcante Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Tatiana da Silva Arruda
FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP) - JUAZEIRO DO NORTE

Reumo

O caso apresentado trata-se de uma narrativa, baseada em uma história real. Os fatos foram extraídos da vivência real da autora durante o processo de consultoria para implantação do sistema de gestão da qualidade na empresa relatada. Apresenta-se a motivação da empresa e descreve as etapas percorridas até a auditoria realizada pelo cliente, concluindo assim a fase de implantação dos requisitos do sistema de gestão da qualidade na empresa.
O objetivo educacional do caso é discutir a implantação do sistema de gestão da qualidade e como este pode elevar o nível de gestão da empresa, trazer melhorias para as diversas áreas da organização e aumentar o nível de serviço ofertado ao cliente.
A história (real) da Gráfica Ecoprint é contada a partir dos acontecimentos vivenciados. A descrição das atividades realizadas foi feita através da interação entre a autora e a empresa durante as reuniões para definição de ações a serem realizadas, acompanhamento da execução dessas ações e posterior auditoria que constatou a adequação do sistema de gestão da qualidade aos critérios exigidos pelo cliente.
O caso pode ser utilizado em disciplinas dos cursos técnicos, de graduação em Administração e demais áreas onde seja abordado o tema da Gestão da Qualidade. Dentro desta temática há abertura para tratar os seguintes assuntos: 1. Introdução a gestão da qualidade 2. Gestão estratégica 3. Foco no cliente 4. Abordagem de processos 5. Gestão de riscos 6. Gestão de mudanças 7. Não conformidades e ações corretivas 8. Indicadores de desempenho 9. Envolvimento das pessoas 10. Melhoria contínua
JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. 1. ed. 4. reimpr. de 1992. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002. PALÁCIO. A. E. S. Sistema de Gestão, Certificação e Auditorias. 2 ed. São Paulo: Editora Senac, 2022. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão e avaliação da qualidade: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2019.