Resumo

Título do Artigo

Curso de Formação Continuada em Educação Bilíngue e Interculturalidade
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

educação bilíngue
formação continuada
internacionalização do currículo

Área

Connecta - Teaching

Tema

Ensino e Pesquisa | Docencia e investigación | Teaching and research

Autores

Nome
1 - Verônica Rangel Barreto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Campus Vitória

Reumo

Com os intensos e desafiadores movimentos globais dos últimos anos, a educação internacional assumiu papel central na proposição de atividades curriculares para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e competências interculturais e linguísticas. A área de Administração já possui, social e historicamente, um escopo de pesquisa e de prática naturalmente voltado para o âmbito internacional, o que torna o ensino-aprendizagem em Educação Bilíngue extremamente relevante e significativo para este campo do conhecimento.
Objetivo Geral: desenvolver e/ou ampliar competências linguísticas, pedagógicas e interculturais, a partir dos fundamentos da Educação Bilíngue. Objetivos específicos: 1. discutir conceitos e práticas pedagógicas bilíngues; 2. analisar abordagens para ensino de conteúdos da área de Administração em línguas adicionais; 3. identificar e comparar possibilidades de currículo bilíngue integrado; 4. explicar a avaliação nos contextos de Educação Bilíngue; 5. co-desenhar sequência didática bilíngue.
O curso de Formação Continuada em Educação Bilíngue e Interculturalidade será ofertado em língua inglesa (conhecimento básico), por meio de aulas expositivas, dialogadas, seminários, metodologia baseada em projetos, com carga horária de 30h e dividido em Módulos: Módulo 1: Fundamentos da Educação Bilíngue (5h) Módulo 2: Abordagens para ensino de conteúdo em Línguas Adicionais (5h) Módulo 3:Possibilidades de Currículo Bilíngue Integrado (5h) Módulo 4: Avaliação nos contextos da Educação Bilíngue (5h) Módulo 5: Elaboração de material didático bilíngue colaborativo (10h)
Espera-se que, a partir dos princípios e das práticas bilíngues, os docentes desenvolvam e/ou potencializem as seguintes habilidades e competências: 1. Cognitivas; 2. Interculturais; 3. Socioemocionais; 4. Linguísticas.
O Curso de Formação Continuada em Educação Bilíngue e Interculturalidade é uma oportunidade única tanto para os docentes formadores do curso em Educação Bilíngue como para os docentes de cursos de Graduação e de Pós-graduação em Administração e Gestão que serão estudantes do curso. Essa formação continuada foi pensada para os docentes atentos aos dinâmicos e desafiadores movimentos globais, os quais demandam profissionais com habilidades e competências cognitivas, interculturais, socioemocionais e linguísticas.
AUSUBEL DP. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963. 685p. DE WIT, H.; LEASK, B. Internationalization, the curriculum and the disciplines. International higher education, n. 83, p. 10-12, 2015. GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009. LEASK, B., Jones, E., & DE WIT, H. (2018, December 7). Towards inclusive intercultural learning for all. University World News. RAJAGOPALAN, K. The identity of “world english”. New Challenges in Language and Literature, FALE/UFMG, p. 97-107, 2009.
Dentro da agenda mundial de internacionalização do currículo (IdC), o objetivo do Curso de Formação Continuada em Educação Bilíngue e Interculturalidade é contribuir para a consolidação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior (IES) brasileiras. A partir dos fundamentos da Educação Bilíngue, da internacionalização do currículo, dos estudos interculturais e da aprendizagem significativa, o curso é dirigido para docentes que atuam em cursos de Administração no Brasil, que ministram ou têm interesse em ministrar seus componentes curriculares em língua inglesa.