Resumo

Título do Artigo

ESTUDOS CULTURAIS E O CIRCUITO DA CULTURA: Uma revisão bibliométrica
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Palavras Chave

Estudos Culturais
Circuito da Cultura
Produtos Culturais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Marilia Nunes Valença
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Wendell de Moura Domingos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA - PROPAD
3 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Atualmente a sociedade tem se caracterizado por interações culturais que tendem a refletir uma constante disputa pelo poder. Reconhecer as assimetrias que permeiam esses conflitos pode auxiliar a compreensão de como grupos historicamente marginalizados podem emancipar-se nessa arena social. O campo dos Estudos Culturais, mais especificamente o Circuito da Cultura, têm a capacidade de refletir sobre a complexidade das interações entre cultura, sociedade e poder. Esse modelo é composto por cinco dimensões interconectadas: produção, regulação, representação, identidade e consumo.
Mapear as publicações sobre o circuito da cultura a partir da perspectiva de Du Gay (1997), no campo dos estudos culturais.
O modelo do circuito da cultura desenvolvido por Du Gay et al. (1997) é composto por cinco dimensões: produção, regulação, representação, identidade, e, consumo. Essas dimensões se conectam de modo dinâmico, inter-relacionado e operam em um ciclo contínuo de feedback. Assim, além de um modelo conceitual, é um método que pode servir para guiar as análises complexas nos estudos culturais. Essa abordagem teórica ainda pode refletir as disputas existentes na arena social e apontar de que modo grupos hegemônicos podem influenciar esse processo com o intuito de difundir seus valores.
Percebe-se que o número de pesquisas no campo tem tido crescimento não linear. Observou-se que as revistas que mais publicam sobre o tema inserem-se na área de comunicação, apenas um dos periódicos foi categorizado, de acordo com o Journal Citation Reports, como de negócios. A pesquisa não encontrou nenhum autor que se destaque com relação ao número de produções, o que pode indicar que não há continuidade nos estudos. Ao observar as palavras-chave verificou-se que dentre as cinco dimensões destacam-se: o consumo, a representação e a identidade.
Os resultados mostraram que o circuito da cultura ainda é um tema em expansão e cujas complexidade se apresenta na variedade de tópicos e perspectivas que é possível aplicar o circuito da cultura. Isso pode indicar que os estudos no campo dos estudos culturais ainda não conseguem compreender a complexidade dos estudos culturais e do circuito da cultura. E não se consegue apreender as cinco dimensões do circuito cultural atuam de maneira conjunta. A partir do contexto dessa investigação, pode-se observar que os estudos culturais podem estar sendo abordados por outras perspectivas.
ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. DU GAY, P., HALL , S., JAMES, L., MADSEN, A. K., MACKAY, H., & NEGUS, K. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. (1. ed.) SAGE Publications. Culture, Media and Identities series, 1997. HALL, Stuart. Codificação/ Decodificação. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo horizonte: UFMG, 2003.