Resumo

Título do Artigo

MARKETING ESTRATÉGICO NO CULTIVO HIDROPÔNICO DE HORTALIÇAS VISANDO A ALTA EFICIÊNCIA NUTRICIONAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: estudo de caso em uma organização de horticultura no Estado do Amazonas
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Palavras Chave

Eficiência Nutricional
Clientes
Hidroponia

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - SERGIO AUGUSTO TORRES MENDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais
2 - Armando Araújo de Souza Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais
3 - Alexandre Pirangy de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais
4 - Ana Flávia de Moraes Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
5 - Jonas Fernando Petry
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais - FES - Manaus

Reumo

O estudo analisa as práticas de marketing estratégico de uma Horticultura na comercialização de alfaces hidropônicas. Além de produzir produtos e serviços de qualidade, as organizações necessitam ter como um de seus enfoques principais trabalhar o marketing junto aos seus públicos de interesse. Esse é um dos fatores preponderantes para que as empresas viabilizem a consecução de seus objetivos e assim assegurem resultados positivos em seus indicadores financeiros. Outra vertente existente na seara do marketing é o chamado marketing agrícola, o qual é uma das ramificações mais recentes temática
Quais negócios podem ser gerados através da adoção do marketing estratégico na divulgação de produtos hidropônicos? Descrever o escopo conceitual do marketing estratégico consoante a literatura científica; Avaliar as práticas de marketing de uma organização rural atuante no setor de hortaliças; Efetuar uma análise SWOT com base nos resultados obtidos na análise e interpretação dos dados obtidos junto à organização avaliada neste estudo.
MARKETING ESTRATÉGICO Antes de explicar sobre os conceitos de marketing estratégico, é conveniente proceder com a conceituação do termo estratégia. Toda estratégia deve estar mandatoriamente vinculada à consecução de um objetivo. O marketing estratégico consiste em um processo constante e feito de maneira sistematizada, através do qual a organização irá empreender esforços coletivos para responder às seguintes questões: a) quais resultados deverão ser atingidos; b) de que forma se dará a construção desses resultados, e; c) quais serão os parâmetros de avaliação do alcance dos resultados.
Em termos metodológicos, o estudo tem na pesquisa bibliográfica um dos seus eixos estruturantes. É também um estudo do tipo exploratório, onde o enfoque principal é aprofundar as pesquisas sobre um determinado tema (VERGARA, 2016). A natureza do estudo é qualitativa, este estudo também consiste em um estudo de caso (YIN, 2015). Utilizou-se como instrumento de coleta uma pesquisa semiestruturada com perguntas abertas, sendo que a base de dados utilizada para a obtenção das respostas ocorreu pela plataforma Google Scholar e para as análises e interpretações dos resultados efetuou-se com o SWOT.
Esta parte do estudo tem por objetivo destacar o conteúdo dos dados coletados durante a aplicação da entrevista semiestruturada. Algumas adaptações tiveram de ser implementadas para a realização da entrevista por conta dos cuidados com a pandemia de Covid-19 (LIMA et al., 2020). Optou-se pela realização de uma videoconferência on-line em um aplicativo no qual o vídeo fica gravado após a realização da entrevista. A pedido do proprietário, o teor deste estudo não irá fazer menção ao nome verdadeiro da organização.
O presente estudo depreendeu que a organização analisada busca concentrar esforços muito mais nas questões atinentes à qualidade do produto do que no seu marketing estratégico. Entretanto, pode-se afirmar que a adoção de iniciativas voltadas para o marketing estratégico poderia fazer com que a carteira de clientes da organização seja ampliada através da divulgação dos benefícios que o consumo de alface pode produzir, bem como os dados de eficiência nutricional desse produto alimentício.
ABIODUN, E.A.; KOLADE, O.G. Marketing strategies impact on organizational performance. International Journal of Scientific & Technology Research, v.9, n.1, p.1758-1762, 2020. ACHMAD, W. Citizen and netizen society: the meaning of social change from a technology point of view. Jurnal Mantik, v.5, n.3, p.1564 – 1570, 2021. ACHMAD, W. Corporate social and responsibility in Zakat: a model of philanthropy in the Society Era 5.0 Jurnal Scientia, v.11, n.1, p.565 – 574, 2022.