Resumo

Título do Artigo

SERÁ QUE ME SERVE? Uma análise sobre o comportamento do consumidor plus size em lojas de fast fashion
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Palavras Chave

Plus size
Fast Fashion
Varejo de moda

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Amélie Gabrielly Viana da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - CAMPUS CUIABÁ
2 - Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Dep. Administracao

Reumo

Inicialmente, será apresentado um referencial teórico que abrange o comportamento do consumidor de forma geral, seguido por um recorte do comportamento do consumidor plus size e também o contexto de fast fashion no varejo da moda. Os procedimentos metodológicos também serão descritos, detalhando os instrumentos de coleta e análise de dados empregados. Posteriormente, serão apresentados os resultados, fornecendo insights que serão de fundamental importância para a apresentação das considerações finais, destacando as principais contribuições do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
A presente pesquisa orienta-se pela seguinte questão: como é o comportamento do consumidor plus size e de que forma é construído seu processo de decisão de compra em lojas de fast fashion? Seu objetivo é avaliar o comportamento dos consumidores plus size que residem em Cuiabá e Várzea Grande, investigando os elementos que compõem seu processo de decisão de compra em lojas de fast fashion.
Esta seção tem como objetivo abordar os principais conhecimentos teóricos que foram utilizados para a produção da pesquisa. Para tanto, as partes estão organizadas da seguinte forma: na subseção 2.1 serão apresentadas as definições acerca do comportamento do consumidor, na subseção 2.2 serão apresentadas as características do comportamento do consumidor plus size e, por fim, a subseção 2.3 abordará as discussões acerca do fast fashion no varejo da moda.
Foi aplicada uma pesquisa de campo com 20 respondentes, e os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo.
Os resultados destacaram a conveniência, a influência visual, impulsos momentâneos, a variedade de tamanhos, estilos e cores, assim como a presença de manequins de tamanhos maiores e uma sinalização adequada, como elementos de grande importância para a decisão de compra.
Deve-se reconhecer a necessidade de pesquisas futuras com amostras mais amplas e abordagens metodológicas complementares, como estudos quantitativos, a fim de obter uma compreensão mais abrangente sobre o tema em questão. Sugere-se a realização de estudos quantitativos comparativos entre lojas especializadas em moda plus size e lojas de fast fashion, a fim de examinar as diferenças na percepção do consumidor acerca da experiência de compra, atendimento ao cliente, qualidade e variedade das peças, entre outros elementos.
DUARTE, N. M.; CONCEIÇÃO, E. C. Plus Size Existe? Uma Análise Da Experiência De Consumo De Indivíduos Desconsiderados Pelo Mercado De Moda. R. Gest. Anál., Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 123–142, jan./abr. 2021. DEMO, G. (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. ENGEL, J. F.; BLACKWELL; R. D., MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8ªed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.