Resumo

Título do Artigo

MaaS E O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Mobilidade
Tecnologia da Informação

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público

Autores

Nome
1 - Daniel Petersen
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA
2 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Reumo

A mobilidade urbana é um sistema complexo que compreende diversas atividades e interações humanas, tem produzido grandes desafios e está passando por profundas transformações. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação se enquadra através de diversas abordagens que, analisadas a partir de visões distintas, buscam propor soluções. A pesquisa se justifica pela grande relevância dessa atividade urbana que tem influenciado significativamente a qualidade de vida das populações citadinas. Tornar a mobilidade urbana sustentável é um desafio que as autoridades urbanas tem enfrentado há muito tempo.
Para contribuir com o processo de transformação da mobilidade urbana, a presente pesquisa busca identificar e mapear as abordagens desenvolvidas nos estudos relacionados a essa área de pesquisa através da seguinte questão: De que forma a Tecnologia da Informação pode mitigar as consequências dos problemas e melhorar as condições da mobilidade urbana? Para responder a essa questão, o estudo realiza uma revisão sistemática de literatura nas Bases de dados Web of Science e Scopus, com o objetivo de identificar o papel da TI no desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável e buscar identificar
Segundo o Relatório de Brundtland (1987) “o desenvolvimento sustentável busca atender às necessidades e aspirações do presente sem comprometer a capacidade de atender às necessidades do futuro”, mas o relatório reconhece que os problemas da pobreza e do subdesenvolvimento não podem ser resolvidos sem que haja crescimento econômico, que sempre traz riscos de danos ambientais. Alinhados com este conceito, os três pilares da sustentabilidade (Purvis et al, 2019): econômico, ambiental e social, servem como indicadores do desenvolvimento sustentável.
Entre as diversas abordagens dos estudos identificados na pesquisa, a metodologia MaaS (Mobility as a Service) se desenvolve com destaque significativo, onde todos as abordagens desenvolvidas nos estudos identificados podem contribuir para sua evolução. MaaS é um conceito em desenvolvimento e suas pesquisas acadêmicas e aplicações práticas estão em seus estágios iniciais. É preciso mapear os elementos de motivação para o interesse da proposta MaaS, tanto em um ambiente de mercado livre quanto em níveis variados de intervenção governamental.
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar de que forma a Tecnologia da Informação pode mitigar as consequências dos problemas e melhorar as condições da mobilidade urbana, e forneceu respostas ao mapear 400 estudos que examinam a questão através de diversas abordagens e que propõe melhorias para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável. Também aprofundou análise em estudos relativos a Mobilidade como um Serviço, metodologia que tem gerado grande expectativa pela sua capacidade de gerar resultados expressivos no desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável.
Arias-Molinares, D., García-Palomares, J.C., (2020), Battarra, R., Zucaro, F., Tremiterra, M.R., (2017), BRUNDTLAND, G H et al. (1987), Caballini, C., Agostino, M., Chiara, B.D., (2021), Chang, S.K.J., Chen, H.Y., Chen, H.C., (2019), Cohen-Blankshtain, G., Rotem-Mindali, O., (2016), D’Apuzzo, M., Evangelisti, A., Santilli, D., Buzzi, S., Mazzei, M., Bietoni, V., (2021), Dlugosch, O., Brandt, T., Neumann, D., (2020), Gandia, R., Antonialli, F., Nicolaï, I., Sugano, J., Oliveira, J., Oliveira, I., (2021), Haque, M.M., Chin, H.C., Debnath, A.K., (2013)