Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DE MARCA DE CIDADES INTELIGENTES E OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E DE NEGÓCIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Place Branding
Smart City
Urban Development

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Rafael Garcia Sousa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - fearp
2 - Marina Lourenção
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Administração
3 - SIMONE VASCONCELOS RIBEIRO GALINA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP

Reumo

O desenvolvimento urbano das cidades tem sido uma preocupação constante para as diversas esferas da sociedade. Visto que práticas sustentáveis têm se mostrado para além de uma tendência, uma necessidade, gestores públicos e privados têm buscado, cada vez mais, alinhar suas ações estratégicas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, a gestão de marcas de lugares pode contribuir com esses objetivos, uma vez que aplicadas às cidades inteligentes podem ser utilizadas para promover essas regiões em direção a uma percepção de modernidade, tecnologia e sustentabilidade.
Em vista de que um dos desafios atuais impostos às cidades é a atração investidores, indústria ambientalmente responsável e mão de obra talentosa que considerem a uma modernização ecológica e reproduza um desenvolvimento consciente, eficiente e sustentável, este estudo propõe uma revisão de literatura a respeito da gestão de marcas de lugares no contexto de cidades inteligentes, buscando identificar conexões entre práticas de place branding de regiões e o desenvolvimento da cidade em termos de negócios e investimentos.
Entende-se que o place branding é um campo de estudo que se preocupa com a projeção das singularidades dos lugares. Nesse contexto, existem as marcas de cidades, que é um tipo de gestão de marca de lugar que utiliza de conceitos do marketing aplicados a um local visando o êxito dos objetivos estratégicos de gestão urbana. Apoiado nisso, as cidades que investem em capital humano, social e infraestrutura de comunicação tradicional e moderna almejando um desenvolvimento econômico sustentável e a promoção da elevada qualidade de vida são conhecidas como cidades inteligentes.
A fim de melhor esclarecimento sobre as relações levantadas no presente estudo, a discussão foi estabelecida a partir de três perspectivas teóricas identificadas pelos autores com base na revisão de literatura, que são: Impacto social e envolvimento de Stakeholders; Impacto ambiental e Infraestrutura; e Economia, política e branding.
O estudo ressalta a importância do trabalho de gestão e marketing do lugar como ferramenta de promoção e atração de recursos. Os resultados da consideração simultânea das temáticas aparentam ser significativamente benéficos para a construção de cidades inteligentes de maneira socialmente responsável e, em vista disso, proporcionam oportunidades de negócio para a região justamente pela percepção interna e externa de cidade verde e inteligente que pode ser estrategicamente desenvolvida.
CHAN, C. S.; PETERS, M.; PIKKEMAAT, B. Investigating visitors’ perception of smart city dimensions for city branding in Hong Kong. International Journal of Tourism Cities, v. 5, n. 4, p. 620–638, 1 jan. 2019. CHAN, C. S. Which city theme has the strongest local brand equity for Hong Kong: green, creative or smart city? Place Branding and Public Diplomacy, v. 15, n. 1, p. 12–27, 2018. KOLOTOUCHKINA, O.; SEISDEDOS, G. Place branding strategies in the context of new smart cities: Songdo IBD, Masdar and Skolkovo. Place Branding and Public Diplomacy, v. 14, n. 2, p. 115–124, maio 2018.